Você vai ficar surpreso com o que eu vou dizer, mas acredite ou não, na Austrália não se anda de bicicleta. Como assim? Ninguém? Bom… Quase ninguém, eu mesmo andei por algum tempo, mas desisti recentemente. Você deve estar se perguntando o porquê disso, afinal, os australianos não gostam de andar de bicicleta? Não, eles gostam mesmo é de ciclismo.

Aqui na Austrália aprendi que existe um quase abismo separando andar de bicileta e ciclismo. Eu mesmo, por volta de 2007 comprei uma bicileta pra mim e minha esposa andarmos ao final de semana. Antes de voltar ao Brasil um casal de amigos nos pediu emprestada as bicicletas, emprestamos e nunca mais fomos buscar. Não busquei por que como todo Australiano acabamos nos rendendo ao ciclismo ao invés de apenas andar de bicicleta. Nossas biciletas antigas compramos no Kmart. Custaram 99 dólares cada, estavam em promoção, o preço original era $200,00 , mas apesar de terem amortecedores e um monte de outras coisas viviam dando problemas. As marchas não regulavam, o freio não freiava e por ai vai.

Ciclismo na Austrália

Ciclismo em Sydney 000bike

Conversando com um amigo há poucas semanas que vai de bicileta pra o trabalho todos os dias e pratica ciclismo aos finais de semana peguei as dicas e fomos comprar uma nova bicileta. Contudo, ao contrário dos australianos comprei algo bom pra mim, mas nada daquelas biciletas de 9000 dólares para competição. Sim, acreditem ou não um monte de gente aqui tem uma destas. Comprei uma bicicleta híbrida (serve tanto para road como mountain) profissional que estava com 50% de desconto. Já na primeira volta a diferença foi assustadora. Amortecedores reguláveis, câmbio Shimano com rapidfire moderno, freios a disco e tudo isso pesando quase o mesmo que um travesseiro.

Já na semana seguinte conheci através de um amigo outro brasileiro que assim como milhares de australianos saem de bike aos finais de semana para percorrer, 80, 100, 150 km em algum lugar de Sydney. Ele me convidou para andar com seu time, falou dos equipamentos que eu precisaria, mas até agora estou tomando fôlego e coragem para enfrentar tal maratona.

Ciclismo em Sydney 000bike03

Quando digo que os australianos aqui são ciclistas se deve ao fato de que toda pessoa que você vê na rua de bicicleta por aqui está com a vestimenta adequada (bermuda de ciclismo, camiseta de ciclismo, etc), capacete oficial (aqui não se pode tirar a bicileta da garagem sem estar usando capacete), farol de led (também obrigatório para quem anda a noite), luz traseira, garrafinha de água, barra de proteina e bicicleta profissional. Saem geralmente em dois ou mais e domingo por volta das 7 horas da manhã, quando saio para ir para igreja, vejo ciclistas ao montes já dando suas pedaladas por ai.

Ciclismo em Sydney 0000ci

Para quem quiser se aventurar ao mundo do ciclismo na Austrália, a dica ;e primeiro procurar uma boa bicicleta através da internet. O site BikeExchange.com.au é o lugar ideal para quem quer começar a procura. A maioria das melhores e maiores lojas de ciclismo anunciam ali. As biciletas variam de $300 a 10000 dólares, mas é possível conseguir algo muito bom em torno de $700,00

Não se esqueça também de comprar os equipamentos.

Ciclismo em Sydney 000bike01

Andar de bicileta ou fazer ciclismo aqui em Sydney é sensacional, a maioria dos veículos respeitam os ciclistas e há ciclovias em muitos lugares. Além disso a paisagem por si só já vale as pedaladas. Contudo, isso se você levar em consideração o Brasil, pois no cenário mundial Sydney está mal. Sydney foi considerada uma das cidades mais hostis do mundo aos ciclistas. Certamente quem fez o estudo nunca andou de bicileta no Brasil às 8 da noite de uma quarta feira. (eu já e não sei como estou vivo, nunca vi uma roda de ônibus tão de perto)

Uma curiosidade, este mês o Australiano Cadel Evans ganhou o tour de France. Ele foi recebido com honras em Melbourne e foi o primeiro Australiano a ganhar a competição.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleAgência de Intercâmbio Vale a Pena?
Next articleMais um Update da Semana
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

6 COMMENTS

  1. Ótimo pra quem quer ficar longe do sedentarismo e dá pra economizar uma grana….
    Chegando aí talvez essa seja uma das opções de lazer e economia de quebra
    Jerry se voce puder me add no facebook, meu email é esse mesmo
    Obrigado

  2. Desculpa o comentário tanto tempo depois!

    Estarei em Sydney agora em Dez/2012, com planos de ficar mais de 1 ano. Pratico corrida de rua (10km, meia maratona e maratona), aqui no Brasil este é um esporte que tem crescido muito. As pessoas ai praticam muito este esporte? Há muitas “competições” ou eventos de corrida em Sydney ou ao redor?

    Conheço esses dois sites sobre o assunto (seguem abaixo), se tiver algo mais, agradeço desde já!

    http://www.coolrunning.com.au/
    http://www.sarrc.asn.au/

    Abraços!

    • Olá Junior, será que tanto tempo depois encontrou o que procurava sobre as corridas de rua na Austrália!?
      Sou corredor amador e pretendo ir no próximo ano e também estou com essas dúvidas.

      Abss

  3. Olá! Estou planejando ir estudar em Sydney no próximo ano, será que não rola ir à escola de Bicicleta para poupar com o transportes ? rsrs

LEAVE A REPLY