Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Checklist Para a Austrália

Dicas

Checklist Para a Austrália

A enorme maioria das pessoas que estão vindo para a Austrália não sabem o que esperar, muito menos o que fazer. Tudo o que eles sabem é o lugar onde vão morar e a escola onde vão estudar, mas nada além disso. Desta forma decidi criar este pequeno guia do que você deve fazer antes de vir para a Austrália e depois de chegar aqui para tornar sua viagem e seu processo de adaptação muito mais fácil

Antes de Vir Para a Austrália

Coisas que você precisa fazer ainda no Brasil.

Vacina de Febre Amarela

Você não só não conseguirá entrar na Austrália sem um cartão de vacina de febre amarela, como não conseguirá nem sair do Brasil. Conheci pelo menos 3 pessoas que perderam o voo por não terem o cartão de vacina ao chegar ao aeroporto. Minha prima foi uma delas. No caso dela a agência esqueceu de informá-la. Contudo, sendo informado ou não, não deixe de tomar a vacina, caso contrário você terá sua viagem adiada.

Traga seus Documentos Brasileiros

Você decide de última hora renovar o visto e tem que trazer seu histórico escolar com uma Fedex ou DHL que custa $200? Ou você perde o passaporte e tem que fazer o passaporte de emergência que só vale por 1 ano e vai te custar o mesmo do que o de 10 anos? Traga todos os seus docs, nem que seja uma cópia certificada.

Pesquise o Bairro

A agência falou que te arrumou uma homestay em Bankstown. Você olha no Google e pensa: Que lugar lindo, gostei, mas não sabe que Bankstown é a região com maior criminalidade em Sydney e onde você raramente verá um australiano na rua, apenas pessoas de outras nacionalidades. Procure pesquisar bastante o local de sua residência e de sua escola. Dê preferência para escolas em regiões mais centrais como a City e North Sydney e se possível prefira morar perto da escola. Isso vai lhe popupar muito dinheiro e meses de dor de cabeça.

Tenho uma amiga que foi mandada para uma Homestay em French Forrest. O bairro é muito bonito, mas o ônibus para de passar no local às 6 da tarde. Ou seja, ela tinha que voltar todo dia pra casa antes da 6 e não podia fazer nada depois desta hora.

Ecolha seu Assento no Avião

A viagem para a Austrália é bastante longa, mas para a maioria das empresas áereas, você pode fazer o check-in online. No check in você pode escolher o assento do avião. Consulte o site seatguru.com para saber quais são os melhores assentos na aeronave na qual você virá para a Austrália. Tem quem prefira a janelinha, mas o corredor lhe dará mais conforto para esticar as pernas e para ir ao banheiro, tomar água ou apenas se levantar para andar pelo avião.

O que Não Trazer

Não traga na bagagem nenhum produto não industrializado ou caseiro, como doce de leite, sementes, farinha ou qualquer comida não industrializada. Teve um amigo que teve um pote de doce de leite da Havanna aprendido, outro teve alfajores. Também não é permitido trazer mais do que $10 mil dólares australianos em dinheiro sem declarar, nem qualquer arma como facas, soco inglês ou coisas do tipo (nem preciso mencionar arma de fogo né), além disso não é permitido a entrada de material adulto de qualquer espécie na Austrália, além de drogas ilegais ou remédios prescritos sem receita. Se você não quiser passar a vergonha de aparecer no Border Security e pagar uma multa, não traga nada que não seja permitido.

Chegue Cedo ao Aeroporto

Você precisa estar no aeroporto com 3 horas de antecedência para voos internacionais. Não chegue em cima da hora, pois você corre o sério risco de não conseguir embarcar.

Pergunte Sobre Reembolsos

Algumas homestays são boas, outras nem tanto. Sempre há o risco de você cair numa homestay que você odeia ou que tenha conflito com a dona da casa. Procure saber se a agência se responsabiliza por te relocar caso isso aconteça ou lhe dará um reembolso proporcional.

Não Pague para Trabalhar

Algumas agências vendem um pacote que lhe oferece um trabalho na área ou coisa parecida quando você estiver aqui. Não cai nessa. Tenho um amigo que era chefe e comprou um destes pacotes. Garantiram que ele teria um trabalho de assistente de chef em um restaurante, mas chegou aqui e descobriu que seu trabalho se resumia a enrolar salgadinhos em uma fábrica de salgados para festas. Trabalho que qualquer Kitchen Hand faz. Evite estes pacotes. Chegue aqui e procure emprego.

Agende o Transporte

Existem algumas empresas que fazem transporte do aeroporto para sua casa quando você chegar aqui. Você pode agendar com antecedência. Veja algumas destas empresas.

http://www.easyshuttle.com.au/
http://www.airbussydney.com.au/
http://www.airportconnect.com.au/

Decida Sua Moradia

Você não depende da agência para decidir sua moradia. Você pode fazer isso online-. Tenha cuidado apenas para pegar alguma shared de confiança e não perder dinheiro, procure se informar bastante antes de fechar sua acomodação. Veja alguns sites para pesquisar moradia para recém-chegados.

http://au.easyroommate.com/
http://flatmates.com.au/
http://www.flatmatefinders.com.au/
http://www.gumtree.com.au/

Quando Chegar na Austrália

Coisas que você precisa fazer assim que chegar na Austrália

Tax File Number

Tax File Number é seu registro para que você possa trabalhar. No caso de estudantes, eles podem trabalhar até 20 horas por semana.

Veja neste link como conseguir seu Tax File Number: http://www.ato.gov.au/youth/content.aspx?doc=/content/40962.htm

Celular

Você pode financiar um celular pela duração do seu visto. Se seu visto for de 6 meses fica mais difícil, mas com um visto de um ou dois anos você pode financiar um celular pelo tempo de seu visto. Um Samsung Galaxy SIII Preço  por exemplo sairá por apenas cerca de $69,00 dólares por mês, com plano de 1GB de internet, 500 minutos de ligação e muito mais.

Dê preferência para Telstra e Optus, mesmo que seja mais cara. A Three e a Vodafone tiveram muitos problemas de sinal nos últimos meses.

Você vai precisar muito de um celular aqui, por isso resolva isso o quanto antes.

Conta em Banco

Se você for estudante e abrir a sua conta corrente em um banco em até 30 dias você não pagará nenhuma taxa. Procure um bom banco e abra sua conta o quanto antes. Eu recomendo o Commonwealth Bank ou o ANZ. Abrir uma conta é simples, basta levar seu passaporte, algum dinheiro para depositar e mais algum documento com foto se necessário.

Médico e Dentista

Não é necessário, mas eu recomendo que você procure um médico e um dentista que você goste para exames ou tratamentos. Aqui na Austrália existe o médico de família, ou seja, um médico que vai te acompanhar sempre que você tiver um problema. Se você for sempre ao mesmo médico ele terá seu histórico, o que ajudará no tratamento caso você tenha alguma doença.

Contador

Se você está morando na Austrália, seja como estudante ou residente, você precisa pagar impostos aqui. Todo ano você precisa fazer sua declaração de imposto de renda e nao tente fazer isso sozinho, mas use um contador registrado. Irá lhe custar entre $200 e $500,00 dólares, mas você terá este dinheiro de volta no imposto do ano seguinte. Além disso ele fará os cálculos exatos que podem lhe render uma boa restituição. Para estudantes o contador é bem mais barato, cerca de $80 a $120,00 dólares.

Não se Meta em Problemas

Primeiro lembre-se que você não está no Brasil. Aqui as leis são levadas muito mais a sério. Vejo um monte de brasileiros falando que não gostam do Brasil por que a lei não é cumprida, mas basta colocarem o pé aqui para desrespeitarem a lei, seja trabalhando mais do que o permitido, seja desrespeitando leis de trânsito, não pagando transporte público até outras atividades mais graves.

Os australianos são muito espertos e se você for pego fazendo qualquer coisa ilegal não adianta dizer que sua avó morreu, que seu cachorro está doente ou que você nunca mais fará isso. Eles irão cumprir a lei. Tinha um amigo aqui que faltava bastante às aulas do curso técnico que fazia. Ele queria muito ficar por aqui, mas estava com a presença nas aulas em torno de 65%. (o mínimo é 80%). Um dia ele simplesmente recebeu uma carta em casa para comparecer a corte. Ele foi e de lá foi escoltado até em casa para pegar suas coisas e deixar o país no primeiro voo.

O que quero dizer é que coisas aparentemente simples, aqui são levadas mais a sério. Por ter bastante contato com a comunidade brasileira sei de pelo menos uma centena de casos de gente que se deu muito mal por coisas simples. Por isso, lembre-se de cumprir as leis e evitar ao máximo se meter em problemas.

Continue Reading
Advertisement
You may also like...
17 Comments

17 Comments

  1. Carlos

    June 21, 2012 at 4:18 am

    Cara!
    Tow bobo de ver tanta perfeicao no seu texto.
    Parabens mesmo!

    Eu particularmente detesto a ideia de brasileiro vir pra cah e querer tirar vantagem, dar uma de espertinho, querer viajar de trem sem pagar… Isso eh taum ridiculo que me enche de vegonha…

    Valeu!

  2. Romulo

    June 22, 2012 at 9:11 pm

    Boa noite,

    Os celulares daqui não funcionam na Australia? Por causa do tipo de banda ou algo assim?

    Já tive um Iphone, hoje estou com um Defy da Motorola.

    • Carlos

      June 24, 2012 at 3:30 am

      Cara, se for desbloqueado, funciona sim…
      Se, for bloqueado, naum funciona.
      E trouxe um motorola do Brasil, fiz um teste com um chip da Australia e funcionou sem problemas…

      • Romulo

        June 25, 2012 at 7:20 pm

        Obrigado Carlos,

        Um item a menos pra comprar logo de cara 😀

  3. Carla

    June 24, 2012 at 11:01 pm

    Bom dia, Jerry!

    A-d-o-r-e-i o blog, parabéns e muito obrigada! O sonho da minha vida é viajar para a Austrália e decidi finalmente preparar tudo para realizar esse sonho.

    Estudo Letras e tenho inglês intermediário (ainda estou no 3º período), quero muito aperfeiçoar a pronúncia, desenvolver o “listening” e vocabulário, os cursos aqui deixam muito a desejar. Tenho pesquisado alguns pacotes de intercâmbio mas os preços estão um pouco altos, pretendo ficar por 1 ou 2 meses (com sorte 3).

    É possível comprar um curso de inglês direto com uma escola daí? Se sim, sabe como funciona o pagamento e se é seguro?

    Sobre a estadia, qual seria a melhor opção: homestay, morada estudantil, albergue ou alugar um apê pequeno (talvez vá com uma amiga e minha prima), em termos de valor e segurança? E os melhores locais?

    Abraços pra vc e sua família! Fiquem com Deus! ^_^

  4. Milena Troussier

    June 26, 2012 at 7:18 pm

    Oi Carla,

    Possivel sim. Mas o pagamento tem que ser a vista ou no maximo em 2x.
    Vantagem do Brasil que voce pode parcelar o curso.

  5. Thais

    July 5, 2012 at 8:03 am

    Oi Jerry,

    excelente o seu blog, estou lendo ele de cabo a rabo, pois meu marido e eu estamos indo 17/08 para Perth e estou morrendo de ansiedade!!!
    Se você ou alguém que já mora aí puder me ajudar com uma dica eu agradeceria. Como meu marido e eu já temos mais de 30 e não estamos muito na pegada de dividir apê e ter roommates estamos pensando em alugar algum apê pra gente mas me preocupa a questão de que eles pedem referência e como é nossa primeira vez na Austrália não conhecemos ninguém. Será que isso pode ser um problema pra gente? Estou levando uma carta em inglês da imobiliária que alugávamos aqui. será que ajuda? Muito Obrigada! abs Thaís

    • Luciana

      October 24, 2014 at 9:36 am

      Olá.
      Tbm estamos devorando o site, estamos na mesma situação de vcs e com duas crianças… uma de um ano e outra q vai completar 3. Atualmente moramos na Grécia, voltaremos ao Brasil em dezembro ( daqui 2 meses) e depois pretendemos organizar documentos para ir mirar na Austrália. Queremos Perth, mas não conhecemos ninguem, seria um honra ter contato com vcs e com o Jerry, adoro tudono site, e na Austrália. Pelas pesquisas está bem melhor q a Grécia. Queremos levar a filial da empresa para aí. Temos muitas dúvidas. Deixo aqui nosso facebook: enaldoeluciana@yahoo.gr ou enaldo e luciana leite. abraços.

  6. Ana

    July 12, 2012 at 8:41 pm

    Jerry, primeiramente parabéns pelo site, excelente e muito informativo! Gostaria de mudar um pouco o assunto, queria saber sobre ARANHAS, realmente aparecem muitas? Tenho fobia, e queria saber detalhes, se elas realmente são comuns!!! Desculpe-me nao colocar
    Esse link no post sobre aranhas, e que tenho medo até de fotos!!!

    Abraço

  7. Pingback: 51º Domingão de Twittadas | Austrália - Diário de Mochileiro | Diário de Mochileiro

  8. Pingback: Austrália | 155 dicas de turismo pelo Blog Mikix no Mundo | Domingão de Twittadas

  9. Amanda

    December 10, 2013 at 6:44 pm

    Jerry, qual documento que eu preciso mostrar para comprovar a maioridade a fim de comprar bebida alcoolica ou entrar em boate? Carteira de identidade brasileira serve? Copia do passaporte? Se eu estudar em alguma universidade ai, a carteira estudantil da universidade serve? Tem algum documento que eu posso fazer ai?
    É complicado levar o passaporte original ou carteira de motorista internacional para uma boate, ja que se perdermos, vai ser complicado tirar outro(a)..

  10. Amanda

    December 11, 2013 at 4:37 am

    Obrigada jerry! Esse photocard funciona ate para quem é so estudante? Estou querendo ir pelo ciencia sem fronteiras..

    • Jerry

      December 11, 2013 at 4:48 am

      Sim, funciona sem problemas

  11. Allan komiyama

    July 30, 2014 at 3:40 pm

    Iai jerry, me chamo allan , esta servindo de grande ajuda seus posts, mais tenho umas duvidas, e perguntas, teria como entrar em contato cm você,?

    Obs: estou morando no japao ,tmbm sou evangelico e estou buscando pela primeira vez fazer um intercambio ,mas algumas agencias q fiz o orçamento jogaram o preço lah em cima, teria como me ajudar?

  12. Maria Tereza

    August 6, 2015 at 9:26 pm

    Boa noite, gostei muito do seu site. Meu filho está indo morar em Melbourne. Gostaria de saber se você ainda recomenda o Commonwealth Bank para ele abrir conta e como telefonia se ainda vale a dica do AN Telstra e Optus.
    Obrigada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Dicas

Jerry Strazzeri no Youtube

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: