Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

As Notícias da Semana na Austrália

Notícias

As Notícias da Semana na Austrália

Muitas coisas tem acontecido na Austrália nos últimos meses, a maior delas tem sido esta marola da crise que está começando a aparecer e aparentemente terá um impacto maior no começo do ano que vem. Estas notícias são bastante interessantes para quem está vindo morar aqui, seja como residente ou estudante e até vem conhecer o país apenas como turista.

Veja baixo um resumo do que tem se falado por aqui nas últimas semanas

Austrália, um dos Lugares Mais caros e com maior qualidade de vida do Mundo.

Sydney foi novamente considerada a cidade mais cara da Austrália. Sydney foi classificada como a sétima cidade mais cara do mundo em uma pesquisa de custo de vida de 130 cidades pelo Economist Intelligence Unit.”O custo de vida em Sydney é agora quase 50 por cento maior do que Nova York -, enquanto há uma década Sydney era mais do que 25 por cento mais barata do que Nova York,” diz Jon Copestake oeditor do  relatório Mundial de Custo de Vida .

A qualidade de vida aqui na Austrália é muito boa em vários aspectos, principalmente para residentes e cidadãos, mas esta qualidade toda vem com um preço.

Para Saber Mais: http://www.smh.com.au/entertainment/about-town/think-sydney-is-expensive-youre-right-20120214-1t3jl.html

Skill Select

SkillSelect é uma grande mudança no modo como a Austrália gere o seu programa de migração qualificada. O SkillSelect irá garantir que o programa de migração qualificada baseie-se nas necessidades económicas da Austrália. O Governo australiano será capaz de decidir quem é capaz de aplicar para migração qualificada, quando eles são capazes de aplicar e em que números, com base nesta necessidade. Como resultado, o Departamento de Imigração e Cidadania espera reduzir significativamente o tempo necessário para processar um pedido de visto.

O SkillSelect tem seu lado bom e ruim para quem está aplicando. Bom para quem possui muitos pontos, fluência na língua, trabalha em uma área em demanda com bastante experiência e tem sua profissão reconhecida. Neste caso o processo tende a ser mais rápido. Para outros o processo pode ser pior, pois agora o sistema se baea’ra num sistema de ranking e assim, as pessoas que não estiverem nas primeiras posições do ranking podem ter que esperar mais ou até mesmo não conseguir a residência.

Como funciona SkillSelect

SkillSelect é um serviço online que permite que os trabalhadores qualificados  interessados em migrar para a Austrália possam incluir seus dados para serem considerados para um visto através de uma Manifestação de Interesse (EOI). O SkillSelect será implementada em 1 de Julho de 2012. Todos os imigrantes que pretendem aplicar para a residência são obrigados a apresentar um EOI e receber um convite para apresentar um pedido de visto.

O que muda é que antes, bastava ter todas as qualificações necessárias, aplicar e esperar a resposta, agora, você precisa fazer tudo isso para ser considerado se pode ou não aplicar para a residência. Seu EOI vai para o departamento de imigração que colocará sua aplicação em um sistema em que você vai competir com outras aplicações de todo mundo.

A Demissão na Fairfax.

De todas as notícias a mais importante dos últimos meses foi a reestruturação que está acontecendo na Fairfax. Fairfax é um conglomerado de media responsável pelos maiores jornais, revistas e veículos de informação aqui na Austrália. Esta semana a empresa passou por uma reestruturação e demitiram mais de 1900 funcionários. A notícia é importante não apenas pelo fato de uma empresa grande estar demitindo quase 2000 pessoas, mas sim por que acredita-se que ela está sendo uma precursora do que vai acontecer nos próximos meses. A NewsGroup, também responsável por outros canais de media na Austrália também indicou que vai seguir na mesma direção. Também se muitas demissões no setor financeiro.

Para saber mais: http://www.smh.com.au/business/fairfax-changes-have-some-way-to-run-20120618-20jfn.html

Nova Política Imobiliária.

Esta foi sem dúvida a decisão mais idiota que eu já vi por aqui em muitos anos. Basicamente o governo, com objetivo de controlar a crise, acabará com o First Home Owner Grant Scheme, que basicamente é uma bonificação de cerca de $7000,00 dólares para quem compra um imóvel até um determinado valor. O governo de NSW vai deixar de pagar esta bonificação e pagará o dobro ($14,000) para quem comprar um apartamento na planta. Esta medida visa incentivar o setor de construção civil que está em pleno declínio.

Contudo, tal medida causará um grande impacto no mercado de Real Estate (imobiliário), um dos maiores e mais importantes da Austrália. Naturalmente haverá uma queda na procura por imóveis usados e não necessariamente um crescimento na venda de imóveis novos, por dois motivos. O primeiro é que o Council (sub prefeitura) aqui na Austrália é muito forte e bastante conectada com os moradores de cada bairro. A maioria dos moradores é contra a criação de novos empreendimentos nos bairros mais procurados onde o preço dos imóveis é mais alto. Além disso, prevendo uma queda no mercado de imóveis usados, os donos de imóveis vão segurar seus imóveis até o término da crise, causando uma grande diminuição de ofertas no setor. Isso criará um ágio em apartamentos novos. Em decorrência disso, a pessoa que possui 1 milhão para comprar um imóvel vai preferir esperar para comprar algo bom no final da crise, ou mesmo conseguir os poucos imóveis usados que aparecerem por um bom preço, do que comprar qualquer apartamento caro no fim do mundo. Consequentemente causará um impacto bastante acentuado num dos setores mais importantes da Austrália.

Além disso, quem compra apartamento na planta geralmente são os First Home Buyers, ou seja, aqueles que estão comprando o primeiro imóvel e estes são justamente o grupo que não está conseguindo empréstimos imobiliários nos bancos.

Para Saber Mais:

http://www.smh.com.au/nsw/offtheplan-first-home-buyers-cant-get-loans-20120615-20f9v.html

http://smh.domain.com.au/real-estate-news/double-or-nothing-for-first-home-buyers-20120612-20768.html

Aumento dos Aluguéis.

Vez por outra na Austrália há um aumento na procura por imóveis para alugar e uma diminuição na oferta destes imóveis. Está chegando mais uma destas épocas. Como eu disse acima, quem tem dinheiro para comprar está aguardando uma melhor oportunidade e com isso mais pessoas estão vivendo de aluguel. Além disso, com medo da crise, muitas pessoas estão preferindo deixar o dinheiro guardado do que comprar um imóvel. Consequentemente a procura por imóveis para alugar aumentou e a quantidade de imóveis disponíveis diminuiu.

Eu já cheguei a alugar apartamento aqui na época da crise e para se ter uma idéia acontece uma espécie de leilão de apartamentos para alugar. Por exemplo, você vai ver um apartamento e você gosta muito. Ele está custando $550,00 por semana. Mas você chega na inspection e ve que tem mais 20 casais vendo o mesmo apartamento e pelo menos metade deles aplica. Assim você sabe que jamais vai conseguir o apartamento simplesmente aplicando por $550,00 por semana, assim você oferece mais. Já fui ver apartamentos em 2008 em que a pessoa que pegava o apartamento ofertara quase 100 dólares a mais por semana para garantir o apartamento.

Veja Também: Aluguel na Austrália

Contudo, tenho visto por ai algumas shared por um bom preço. Hoje com $170 -$200,00 dólares por semana você consegue uma shared habitável em um bom bairro. Para conseguir um quarto privativo em uma shared boa acredito que tenha que desembolsar algo em torno de $250,00 por semana por pessoa.

Se estiver interessado, não deixe de ler : Onde Morar como Estudante em Sydney

Para Saber Mais:

http://smh.domain.com.au/real-estate-news/a-resurgence-of-rent-bidding-20111208-1ol2c.html

http://www.smh.com.au/opinion/political-news/push-to-raise-subsidies-for-students-in-rent-crisis-20120206-1r1yf.html

 

Continue Reading
Advertisement
You may also like...
8 Comments

8 Comments

  1. Juliana

    June 18, 2012 at 1:04 pm

    Bom Dia, Jerry !!

    Desde que decidi fazer intercambio para Sydney, começei a pesquisar alguns sites que me dessem um respaldo sobre a cidade é sem querer descobri sem blog. Não é de hoje que venho acompanhando e acho ele o maximo.

    Tive meu visto aprovado semana passada, mas porem com os seus ultimos comentarios tenho ficado bastante preocupada.

    Estou indo como intercambista para estudar e trabalhar ( sem nenhuma oferta de trabalho certa, vou como todos os demias estudantes que chegam ai com a cara e a coragem e batem de porta em porta), embarco agora dia 09/07 com 6 meses de curso pago e 1 mes de estadia em Share. Depois a estadia sera por minha conta. Não estou indo com grana suficiente para me manter os 6 meses sem trabalhar e com essa crise agora me preocupa.

    Vc acredita que para “sub-empregos” ficara dificil tambem ?? Se eu tivesse escolhido qualquer outra cidade da Australia a crise seria a mesma ou não ?? Tenho visto vc falar de algumas empresas que ja estão demitindo varios funcionarios. Esses desempregados não iriam tambem atras desses “sub-empregos” ???

    Ia te perguntar do custo de vida ai, porem tb ja li no seu post que Sydney se tornou uma das cidades mais caras do mundo para se viver.

    Enfim com essa crise que ai esta, com sua vivencia de anos morando ai, quanto vc calcula que eu deveria ter para me manter durante esses 6 meses. ( Não sou uma pessoa muito baladeria que precisa ir a , festas, baladas, pubs todo final de semana) . Vc consegue me dar uma ideia de custo de quanto precisaria para viver ai durante esse tempo sem ter que me apertar demais ??

    Aguardo seu retorno

    Obg

    • Jerry

      June 19, 2012 at 6:47 am

      Ola Juliana

      Ao meu ver Sydney ‘e. a cidade com mais empregos, apesar de que a mineracao ter criado muitos empregos em WA tambem

      A crise, ao meu ver , nao vai ter um impacto grande para quem vem como estudante, mais para quem procura um emprego na area mesmo como engenheiro, etc.

      Para se manter, vai depender de como sao seus gastos, mas acredito que uns 1300 a 1500 dolares por mes ‘e o basico para uma pessoa solteira morando em shared se manter aqui.

      Tem gente que chega aqui e arruma emprego na primeira semana, outros so depois de alguns meses, mas no geral praticamente todo mundo arruma

      Aproveite bem seus ultimos dias no Brasil e desejo uma boa viagem para vc

      Abs

      Jerry

      • Lucas Murad

        July 16, 2012 at 12:40 pm

        Estou numa situação parecida, mas embarcando dia 02/09 e com grana para 3 meses, vamo que vamo!

  2. Lilian

    June 19, 2012 at 10:08 am

    Hi Jerry, gostei muito do seu blog e estou planejando ir para Austrália e escolhi Perth, bairro de Victoria Park e estudar em Cambridge WA.

    Jerry os aluguéis que pesquisei estão na faixa de A$280 (semana) para cima e gostaria de saber se é um preço justo para um apt de um dormitório.

    Gostaria de saber sua opinião sobre Perth e sobre mercado de trabalho em Perth.

    Qualquer dica e informação será bem vinda.

    Vou como estudante, mas vou tentar ficar muitos anos, quero estudar, morar e trabalhar e quem sabe fazer carreira por aí.

    O que você acha? É possível ficar de vez na Austrália?

    Abraços e obrigada.
    Beijos,

    Lilian

    • Jerry

      June 20, 2012 at 12:13 am

      Olá Lilian

      O preço é bem por ai mesmo. Vai depender muito da localização, estrutura da casa, etc.

      Infelizmente não conheço muito sobre Perth, contudo, sempre ouvi falar muito bem do lugar. Acho que fundo, o mercado de trabalho não deve ser tão diferente assim de Sydney, pois se por um lado há menos vagas de emprego, por outro há menos pessoas aplicando para estas vagas e ai uma coisa compensa a outra.

      É possível ficar de vez na Austrália sim, só é preciso ver com calma como conseguir isso, mas é possível, as vezes acontece através do trabalho, dos estudos, ou até por se conhecer alguém que se ame por aqui e acabar casando. Nunca se sabe.

      Desejo tudo de bom pra você.

      Quando estiver por Perth te aviso para tomarmos um café.

      Abs

      Jerry

  3. Juliana

    June 19, 2012 at 2:23 pm

    Valeu !!!Obg !!
    Agora ja fiquei animada de novo !!!

  4. W. Junior

    June 20, 2012 at 11:15 am

    “Abrir mão de certas coisas e assumir riscos calculados…”

    Olá, tenho 24 anos, sou analista de sistemas e levo uma vida até que confortável para os padrões brasileiros. Estou noivo, mas não tenho que manter TODAS as despesas de um lar (moro com meus pais e ajudo em muitas coisas), possuo formação técnica e superior na área de Tecnologia da Informação em faculdade pública, trabalho há mais de 6 anos nesta área e desde que comecei só tenho crescido profissionalmente (participando de eventos de tecnologia, fóruns de discussão, hoje ganho cerca de 7 mil reais).

    Minha noiva tem formação tecnológica e atua na área de Comércio Exterior, esta cursando a 2º faculdade (bacharelado em Administração de Empresas) e ganha cerca de 2 mil reais.
    Poderíamos comprar nossa casa, trabalhar e viver tranquilamente (se continuássemos acompanhando o mercado brasileiro, estudando, etc)… Mas pensando em longo prazo, estaríamos limitados, pois já fizemos cursos de inglês (temos um bom conhecimento), mas nunca nos imergimos na língua para nos tornar fluente.

    Iremos para Sydney em Dezembro/2012, como estudantes. Pode ser que não seja a melhor época, o dólar pode estar alta, as vagas mais escassas, mas temos certeza de que com muito esforço e humildade conseguiremos alcançar nossos objetivos. Objetivos estes que estão bem definidos e são: Ficar no máximo 2 anos para não criar vínculo, estudar MUITO inglês (passar no IELTS), trabalhar no que aparecer só para não gastar nossas economias (minha noiva fará um curso de barista em um lugar reconhecido, pois esse “subemprego” tem boa demanda, pelo que sabemos), tirar mais uma certificação na minha área, procurar melhores empregos (Conseguir uma vaga com visto 457 (trabalho temporário) na minha área (Why not?!) ) e viver o que a Austrália tem a oferecer, SEMPRE com os pés no chão.

    Escrevi esse texto longo e com detalhes pessoais, pois penso que nessa vida estamos de passagem e muitas vezes temos que “arriscar”, mas sempre pensando nas possibilidades e tendo “plano B, C, D…”. Se nós não passarmos por essa experiência, creio que será muito mais difícil depois de assumir outras responsabilidades como casa, filhos…
    Boa sorte a todos que saem da “zona de conforto” em busca de um futuro melhor e parabéns pelo blog ele é SENSACIONAL.

  5. Alexandre

    August 31, 2012 at 1:34 pm

    Junior,
    Tenho uma pergunta em relação ao programa de imigração qualificada. Sou casado quando submeter o EOI, minha esposa também deve fazer ou somente um membro do casal precisa fazer ?

    Att,
    Alexandre Cordeiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Notícias

Jerry Strazzeri no Youtube

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: