Connect with us

Aluguel na Austrália

Acomodação

Aluguel na Austrália


Desde que voltei para a Austrália no final de 2010 comecei a reparar nas diferenças que só percebe quem passou um bom tempo distante. No meu caso, 11 meses. É como aquele seu sobrinho que você não vê há um tempo e quando o encontra logo exclama: Wow! Como ele cresceu. Pra quem convive diariamente a mudança não é tão notável, mas pra quem ficou um tempo longe é gritante.

Assim foi pra mim não somente com o custo de vida, mas com muitas outras coisas aqui na Austrália e pela minha experiência não existe melhor indicador de mercado que a própria experiência e vivência das situações.

Aluguel de Apartamentos em Sydney

Meu último post foi sobre o shortage de propriedades para alugar na Austrália, particluarmente em Sydney. Contudo, apesar de todos os dados e informações levantadas pelos departamentos especializados, minha sensibilidade é que não está tão ruim assim. Muito pelo contrário. A situação hoje ao meu ver está muto melhor que há 1 ou 2 anos atrás.

Quando pensei em mudar de bairro há dois anos enfrentava filas que pareciam uma procissão no dia do apartment inspection. Tinham apartamentos que haviam pelo menos umas 40 pessoas esperando para fazer a inspeção.

Lembro-me particularmente de dois apartamentos em Dee Why que gostei muito e que apesar de oferecer mais do que o pedido no aluguel (quando há muitas aplicações acontece meio que um leilão de ofertas) minha aplicação não foi vencedora. Lembro-me que nada mais nada menos que 11 pessoas aplicaram para o mesmo apartamento.

Também lembro-me de um dois dormitórios em Dee Why que ficava há uma quadra da praia. Tinha tanta gente que você se expremia para poder inspecionar o apartamento. Novamente minha aplicação não foi a vencedora e algum outro felizardo ficou com a unidade.

Assim que voltei para a Austrália estava preocupado se conseguiria arrumar um lugar para morar logo. Visitamos alguns apartamentos. Um deles foi o mesmo para o qual minha aplicação não foi a escolhida em 2008. Para minha surpresa não havia fila na porta, não havia disputa para ver quem ficava com a unidade, apenas eu e a Michelle aparecemos para o inspection.

Aplicamos meio que no desespero para não ficarmos desabrigados, nossa aplicação foi aprovada em 30 minutos, mas mesmo assim acabamos desistindo, pois ainda não era exatamente o que queríamos. O mesmo aconteceu com mais outro dois apartamentos.

Por outro lado, o preço dos alugueis aumentou consideravelmente. Um apartamento de 2 dormitórios em Dee Why que quando visitamos em 2008 estava sendo alugado por $510.00 dólares por semana agora estava custando $650.00 exatamente o mesmo apartamento.

Quando devolvemos nosso apartamento para a imobiliaria antes de irmos em férias para o Brasil apareceram umas 40 pessoas no dia da inspection. Tiveram que separar em 3 blocos para que todos pudessem dar uma olhada. Hoje, dificilmente se vê mais do que 4 ou 5 casais nas inspections. Um casal de amigos acabou de se mudar para a Austrália. Eles foram transferidos pela empresa pra cá e fomos levá-los para algumas inspections esta semana e todos os lugares estavam bastante vazios.

Isso se deve ao meu ver há dois fatores. O primeiro foi a mudança nas regras da imigração que mandou um monte de gente de volta para seus países e fez com que outros que estavam pensando em vir desistissem. O segundo fator é o grande aumento no valor dos alugueis que tem feito que muitas pessoas optem por apartamentos mais baratos e com menor qualidade ou mais afastados ou ainda prefiram morar em shared apartments, onde dividem o mesmo apartamento com mais 1, 2 ou até 16 pessoas (como eu já vi).

Empregos e Salários.

Outro ponto que foi perceptível pra mim foi uma aparente  estagnação dos salários e diminuição das ofertas de emprego. Isso é até estranho, pois com um número menor de profissionais estrangeiros no mercado a tendência é que aumentasse muito a oferta de empregos. Mas só por curiosidade outro dia acessando o site de empregos aqui na Austrália percebi que os salários em IT não estão diferentes de 2, 3 anos atrás e a oferta de empregos parece-me estar menor.

Antigamente era notável que um profissional na minha área ganhava melhor aqui do que por exemplo nos EUA, agora os salários parecem estar bastante equivalentes. Contudo, o custo de vida nos EUA é absurdamente menor do que o custo de vida aqui.

Depois volto com um post sobre o custo de vida na Austrália.

Solicite Orçamento 160×160
Continue Reading
You may also like...
Jerry Strazzeri

Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

4 Comments

4 Comments

  1. Pedro

    February 3, 2011 at 3:44 am

    Fala Jerry,

    Com certeza as coisas na Australia nao sao como era em 2006-2008 que foram os meus primeiros 3 anos aqui.

    Desde que a coisa estourou em Agosto de 2008 ta tudo meio estranho.

    Meio aquela crise denorex parece, mas nao eh. Meio estranho.

    Se ver a taxa de desemprego que hoje esta em 5% que era o que estava no pre-crise, mas o mercado nao eh o mesmo que a loucura de 2007 onde o pessoal de RH e recrutamento deitava e rolava, assim como os Real Estate agents…

    Em 2007 os Real Estate agents tinham a pachorra de colocar anuncio de casas do Tipo

    “Gone em 60 seconds”

    “Under Contract in less then 24h”

    Cara o que vejo de property aqui no bairro que estao a 3 meses no mercado… nao sao poucas.

    Eh o TOPO?

    Nao sei…

    • Jerry Strazzeri

      Jerry

      February 7, 2011 at 2:33 am

      Olá Pedro.

      É…realmente a situação parece estar mudando. Quanto aos imóveis só o tempo vai dizer mesmo, mas parece que os preços vão cair. Se caissem pelo menos uns 15% já ajudava..rs

      Abs

  2. Pingback: As Notícias da Semana na Austrália

  3. franciane

    July 19, 2014 at 3:58 pm

    Olá.

    Voce sabe como funciona o mercado de trasporte ai?
    É mais facil para um portugues conseguir o visto? ou é igual ao brasileiro?
    Já agora, vc frequenta alguma igreja evangelica? como é ai a pregação do evangelio?

    Mt obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WEST1 QUOTE

Posts Populares

BrazilAustrália Facebook

Banner Azul
To Top