Casa na Austrália

O assunto mais discutido aqui na Austrália é imóvel. Existe até um programa semanal em um dos principais canais de tv no horário nobre sobre o assunto. Alugar, vender comprar, tudo isso ocupa grande parte do dia do Australiano.

Quando fui procurar um apartamento para morar assim que cheguei na Austrália em 2006, creio que Deus me ajudou bastante. Aqui tem muita podreira, casa velha, caindo aos pedaços mesmo. Na época tirei um sábado para visitar uns apartamentos (só os que ja tinha visto pelo site e gostado) e estava extremamente decepcionado com cada um. Até que liguei para uma imobiliária que anunciara um dos apartamentos e perguntei quando poderia visitá-lo. O corretor me informou que eles iriam agendar um dia pra visita e me avisariam. Minutos depois ele me liga novamente e falou que se eu estivesse no bairro ele poderia me mostrar o apartamento. Fui pra lá, vi o apartamento e só de colocar os pés ali tive certeza que era aquele.

Como Alugar Apartamento na Austrália 0001

Digo que Deus me ajudou, pois o apartamento ainda não tinha sido aberto pra visitas, ele mostrou só pra mim mesmo assim (o que é muito raro). Qualquer um que tivesse visitado alugaria. Além disso umas imobiliárias são mais chatas e podem não aceitar sua aplicação, principalmente se você não possui um emprego estável no país como acontecia comigo na época. Tenho amigos que aplicaram, proveram toda documentação necessária e não foram aceitos.

No prédios que morei aqui, por serem modernos, com shopping perto, ao lado da praia, sempre que colocam algo para alugar há muitas aplicações e aluga logo na primeira visita.

Mas como alugar um lugar em Sydney.

OPTE PELOS MELHORES BAIRROS E ARRREDORES.

Pra morar bem aqui em Sydney tem que pagar caro ou ir para uns bairros não muito bons. Bairros mais afastados geralmente são mais baratos, mas tem uma boa razão para isso. Os melhores bairros são sempre os mais concorridos e com os preços mais altos. Também é mais fácil encontrar apartamentos mais velhos nestes bairros. Em bairros mais afastados é possível por vezes achar algo mais novo por um melhor preço, mas você acaba ficando longe de tudo e tendo uma pior qualidade de vida.

Manly, Bondi, Dee Why, North Sydney, Sydney, Mosmam, Double Bay, Balgowlah e arredores em um raio de aproximadamente 3km destas regiões são geralmente bons bairros para se morar.

Existem uns bairros um pouco mais afastados, mas ainda assim muito bons como Rhodes, Olympic Park, Narrabeen, entre outros.

SÓ VISITE APARTAMENTOS COM FOTOS

Caso pesquise apartamento on-line só escolha para visitar apartamentos que possuem fotos tanto de fora como de dentro. Se o apartamento é bom é claro que a imobiliária vai usar o maior número de fotos possível, se não for vai querer esconder alguma coisa ou até tudo.

Quando ajudei um amigo a encontrar um apartamento para alugar ele gostou muito de um prédio na city. Custava cerca de $300 dólares por semana e o prédio era novo, mas não havia fotos de dentro do apartamento, só de fora. Já imaginei a bomba, mas não imaginava que fosse tão grande. O apartamento se resumia a um comodo de 10 metros quadrados e um banheiro. O quarto e a cozinha eram no mesmo lugar (só havia um cômodo) e o fogão se resumia a um fogareiro. Tinha um espaço de 30 centímetros entre a cama e a pia da cozinha (mini pia).

Muitos outros que vi eram do tipo pra pior. Priorize apartamento com fotos. Também fique atento, pois muitas vezes eles colocam a foto do apartamento mobiliado, mas para quem alugar o apartamento virá sem mobília. Se o apartamento for Furnished virá especificado no anúncio.

CONHEÇA O LOCAL.

As vezes você visita o apartamento de manhã e tudo é lindo, mas a noite o PUB da frente lota e faz muito barulho, ou o local é extremamente mal iluminado e não muito seguro ou seu vizinho da festas todas as noites. Visite o local também a noite.

Dê uma volta pelo bairro para conhecer a região, pra saber se o bairro é bom, qual o tipo de frequência, se há muitas casas noturnas ou outras coisas que lhe incomodem na região próxima ao apartamento.

Um exemplo disso é Potts Point e a região de Kings Cross. Estive lá pela manhã e achei o bairro agradável e nem de longe conseguia entender os horrores que falavam sobre o bairro. Até as 7 da noite tudo corria bem. Porém, outro dia, quando tive que ir lá por volta das 8 da noite entendi a má fama do bairro. Dezenas de casas noturnas do pior nível possível abrem as portas. O local fica cheio de drogados, prostitutas e tudo mais que você imaginar que possa ter num filme americano de gangues dos anos 80 tem por lá.

Simplesmente não dá pra andar por ali a noite. Dizem ter um bom policiamento, mas sem dúvida não é um bom bairro para colocar sua família, principalmente se você for casado, mulher, ou for morar com a namorada. Vira e mexe morre alguém assassinado por ali.

PROCURE FACILIDADES

Não adianta nada morar em um bairro que você gosta se todo dia tem que gastar 2 horas no trem e no ônibus pra ir pro trabalho ou curso, ou ainda morar em um lindo bairro calmo e ter que pegar ônibus toda vez que quiser ir ao supermercado. Procure bairros que possuem facilidades perto da sua casa como supermercados, trem, ônibus, centros comerciais e principalmente que fique perto do seu trabalho.

Graças a Deus sempre morei em bairros que gostei muito e em qualquer um dos 3 bairros que morei (North Sydney, Balgowlah e Dee Why), moraria sem dúvida novamente.

SÓ PEGUE O QUE VOCÊ PODE PAGAR COM TRANQULIDADE.

Lembre-se que sempre poderão existir imprevistos. Um mês você pode estra ganhando bem, pagando o aluguel e no mês seguinte estar desempregado, principalmente se você vier com o visto de estudante. Alugue um local que não pese muito em seu orçamento e sempre guarde algum dinheiro para imprevistos.

Se você não conseguir pagar seu aluguel por qualquer motivo e for despejado nunca mais conseguirá alugar nem uma barraca aqui na Austrália. Eles são muito sérios em relação a isso. Seu nome ficará registrado num cadastro que todas as imobiliárias tem acesso.

Lembre-se que além do aluguel você terá as contas de gás, luz, telefone, internet e extras. Se quebrar algo dentro do apartamento que não seja seu (lustre, pia…) vai ter que pagar também.

Bond

Para algugar qualquer apartamento você terá que pagar o Bond que corresponde a 4 semanas de aluguel para apartamento unfurnished e 6 semanas para apartamento furnished (mobiliado). Por exemplo, para alugar um apartamento que custa $400,00 por semana você terá que pagar $1600,00 de Bond quando fechar o contrato. O Bond ficará retido em uma conta do governo e caso você não danifique nada dentro do apartamento você o receberá integralmente ao término do seu período de locação quando optar por deixar o local.

Aplicação

Aqui há um sistema de pontos para que você possa alugar o apartamento. Cada critério possui uma pontuação. Entre os documentos que valem pontos estão: Documento Australiano (Carteira de Motorista por exemplo), Comprovante de Emprego na Austrália, Comprovante de Renda, Passaporte, Conta de Luz (na Austrália) ou gas pagas, carta de recomendação de seu apartamento anterior, etc.

Quando melhor e por melhor preço o apartamento, mais aplicações ele terá e menores suas chances, quanto menos aplicações aumentam suas chances. Em Apartamentos mais caros que a média por exemplo suas chances aumentam, pois geralmente possuem menos aplicações. Em apartamentos com maior custo benefício as chances diminuem.

Sites para Alugar Apartamentos

www.domain.com.au

www.realestate.com.au

Abaixo coloco as fotos de alguns apartamentos para alugar no momento aqui com o bairro e os valores para se ter uma ideia.

Como Alugar Apartamento na Austrália Screen Shot 2012 07 18 at 6Apartamento mais novo em Manly, 3 Dormitórios: $1300,00 dólares por semana.

Como Alugar Apartamento na Austrália Screen Shot 2012 07 18 at 6Apartamento de um dormitório mobiliado em Chatswood: $900,00 por semana

Como Alugar Apartamento na Austrália 402645521dl1175490325Acreditem ou não mas o cara colocou esta foto da sacada pra mostrar que o apartamento tem vista pra Harbour Bridge. Sim…aquele ponto preto por entre as frestas dos prédios é a Harbour Bridge. Pra vê-la você tem que debruçar na sacada até quase cair do sétimo andar. 1 dormitório por $670,00 dólares por semana

Como Alugar Apartamento na Austrália NS 330North Syndey. 1 dormitório $560,00 por semana

Como Alugar Apartamento na Austrália NS 400Manly – $650 por semana

Como Alugar Apartamento na Austrália Manly 4002Manly – Studio, $550 por semana.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleNinguém Reconhece a Aninha
Next articlePor Que o Blog Existe
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

28 COMMENTS

  1. olá,
    gostei muito do seu blog e estou adorando as informações sobre a australia – acho que um dia terei que morar aí pois meu marido é da região. Seus textos são muito bons e bastante realistas, já morei fora do Brasil e tenho uma opinião bem parecida com sua. Quanto aos apartamentos por aí, até que achei BEM bacana! Estou procurando imóvel para alugar em sp e se você visse o nível da porcaria que fui visitar… credo! e o pior, ao contrário daí, ou de outras cidades no Brasil mesmo, a grande maioria das imobiliarias em sp capital NÃO disponibiliza fotos no site (quando tem site), na verdade a maioria NEM TEM fotos dos imóveis, nem sequer uma ficha técnica decente.
    um abraço,
    p.

  2. Novamente, muito bom seu post!
    Mas e os anúncios que são feitos no GUMTREE não são seguros? Alguns tem muitas fotos, outras só 1 da fachada…
    E pelo que já falei com conhecidos e amigos que moraram na Austrália, geralmente dividindo com 3 pessoas um apartamento ou casa, pagavam mais barato…

  3. Oi Jerry,
    Você sabe me dizer onde encontro esta tabela de critérios p/ alugar um imóvel e que pontuação eles representam, para eu ter uma ideai de quantos pontos vou conseguir atingir? pois como te comentei outro dia, neste momento isto está sendo nossa maior preocupação. Conseguir ter os requisitos suficientes para alugar, sendo nossa primeira vez na Aus.

    Obrigada

    abs

  4. Olha!!! Muito obrigado!! Era disso que eu estava precisando! procurei pra caramba, mas tava dificil achar sites legais assim, de imoveis! valew! Quero dar uma olhada, pesquisada,… pra ter uma ideia.

    • Brother estou indo com minha familia para australia precios de uma casa em uma cidade mas pacata e barata o aluguel pois vou trabalhar em uma casa de cambio e nao tenho que comprir horario espero poder obiter uma orientaçao sincera com voce minha familia e cinco pessoa quanto devo pagar de aluguel

  5. Um aspecto importante para quem quer demorar menos tempo para chegar em Sydney e alugar apê é ter comprovantes locais o mais rápido possível, como conta de banco, de celular, carteirinha de curso. Lembro que qdo fui alugar me pediam 3 comprovantes de idendidade e eu não tinha de início, pois demora um tempo até a sua primeira conta de telefone, por exemplo, chegar na sua residência temporária. Outra coisa que eu acho que ajudou foram cartas de referência de amigos confirmando que me conheciam. À propósito, morei em West Ryde pq ficava perto da Macquarie Uni, certamente não é como morar na praia, mas é um excelente bairro, onde moram australianos.

  6. Olá… estou indo pra Sydney mês que vem, em dez 2012, e aluguei um quarto na casa de família por duas semanas. Como estão os imóveis por aí? valores e opções? obs. estou indo eu e minha esposa, os dois com visto de estudante…

    Grato
    Ivan

  7. Muito obrigado pelas dicas!!!
    Site excelente, minha namorada e eu estamos planejando de ir para Austrália (Sidney ou Melbourne).

    Até mais.

  8. Olá boa tarde , tudo bem ? Eu e mais um casal de amigos estamos programando para ir a austrália para estudar inglês !

    Porém vamos fazer tudo por conta própria , principalmente o aluguel de algum lugar p morar !

    Gostaria de saber se vc conhece algum lugar para alugar , pode ser de 1 quarto só ! Pode ser pequeno !

    Mais que seja barato !

    Poderia nos ajudar ?

    Estamos tendo dificuldades pois não temos ninguém que nos ajude nisso , só por interner mesmo !

    Fica com DEUS !

    • Olá, Paloma!!

      Vi que vc é seus amigos estão indo estudar inglês na Austrália por conta própria.. Eu também estou indo , mas estou quase fechando com uma agência.. O que está saindo bem caro..
      Será que vc poderia me dizer como estão fazendo? Tiraram o visto de estudante sozinhos?

  9. Olá, meu é Roberto, estarei indo para a Austrália com minha esposa e filho de 11 anos a partir de janeiro 2015, vamos ficar 6 meses para estudar inglês. Gostaria de saber se você tem o e-mail de um bom corretor de imóveis para nos indicar, para que pudéssemos já iniciar a procura de um Studio para morar. Vamos estudar em Sydney. Muito Obrigado.

    • Ola Roberto,
      Você conseguiu o contato? Estou indo em janeiro/2016 também com esposa e filhos e gostaria de compartilhar de sua experiência… Se puder retornar ficaria grato.
      obrigado
      Júnior

  10. Olá, Também estou na mesma situação do Roberto, estou indo para a Austrália em Janeiro com esposa e filha preciso encontrar algum lugar pra ficar em Sydney. Se puder me indicar algum contato/conhecido de lá (corretor, etc) de confiança para eu poder entrar em contato para me ajudar a encontrar algo iria me ajudar muito. Desde já agradeço.

    • Olá Luiz,
      Você conseguiu os contatos? Também vou com família em jan/2016…se puder compartilhar sua experiência, ficaria grato.
      Obrigado
      Júnior

  11. Olá,

    Obrigado pela sinceridade e layout do site.
    Eu 56 anos e minha mulher 52 anos estamos pensando em nos aposentar em sydney, mas estou achando meio caro os imóveis.

    Vcs teem alguma dica…??
    Marcelo

  12. Jerry por favor tenho planos de ir para Austrália, busco qualidade de vida pra mim é minha família que aqui no Brasil por mais dinheiro que eu ganhe não terei, por favor entre em
    Contato comigo pelo meu e-mail

  13. Muito bom seu blog , tem nos ajudado muito. Estou indo para a Austrália com marido e filha de 9 anos. Estou a procura de segurança e qualidade de vida. Queria saber de alguns bairros bons e ao mesmo tempo com valores acessíveis. Estou indo com visto de estudante. A escola em que estou fazendo a cotação de intercâmbio me indicou casa de família pelo menos no início, mas não sei se me enquadro nesse estilo.

    • Acho que pode sair muito caro ficar em Homestay.
      Vc consegue contratar uma assessoria e já chegar aqui com uma apto alugado no seu nome.
      Já vi casos que no final pode sair mais barato…
      Me passa seus dados por aqui mesmo eu não publico.
      Abs, Mi

  14. Bom dia!
    Gostaria de morar três meses na Austrália, inicialmente. Para adquirir experiência de morar no exterior. Pode ser em cidade pequena mas com boa qualidade de vida. Quais você me recomendaria? Desejo alugar imóvel pequeno. Resido na Zona Sul do Rio de Janeiro Muito obrigada

  15. Olá, Michelle!

    Pode me passar o contato de uma assessoria para alugar imóvel?
    Preciso chegar com um já locado.

    Aguardo e muito obrigada,
    Luiza

  16. Olá!!! Minha dúvida é, o valor do studio que aparece nos anúncios ele é por pessoa ou não? Ano que vem estaremos eu e minha esposa indo para Brisbane e minha dúvida é referente ao valor do studio. Sei que os quartos quando é casal fica um pouco mais barato que se fosse single, porém é cobrado por cabeça e studio também? Grato.

  17. Quero ir para melbourne ou sydney em janeiro de 2018 vc indica algum corretor para alugar um ap nossa filha tem vai ter 8 anos pode ser um quarto e sala junto com cozinha grato

LEAVE A REPLY