O povo Australiano leva academia a sério. Não é como no Brasil onde a academia acaba virando um lugar mais de entertenimento, paquera e diversão que um local para se exercitar em si.  Talvez haja uma troca de olhares aqui, um pseudo-atleta mais entusiasmado tentando puxar papo com alguma garota, mas não passa muito disso; pelo menos não no horário que habitualmente costumo treinar. Talvez até por eu não pertencer ao time dos solteiros eu não preste muita atenção nisso, mas é notável que a academia aqui é quase um esporte profissional.

A Academia na Austrália vive cheia, tirando quinta e sexta a noite onde está todo mundo nos pubs. Mais incrivel ainda é que as 6 da manhã a academia esta lotada. O povo gosta deste horário para poder ir ao pub ou fazer qualquer outro programa realmente social depois do trabalho, no meu caso, preferia treinar pela manhã, pois preciso começar o trabalho bem cedo para pegar parte do fuso de San Francisco, sendo assim acabo indo treinar a noite mesmo.

Já falei diversas vezes aqui sobre a Fitness First, a maior rede de academias da Australia com um marketing tão agressivo que deveria ter seus vendedores enviados para sessões de Anger management.

Academia na Austrália Jkt 1Área das esteiras e outros aparelhos aeróbicos.

Há literalmente uma Fitness First a cada esquina nos bairros mais conhecidos. Só aqui perto de casa há 2, mais 4 na city e um monte espalhadas pela cidade. De fato, não tenho nem desculpa para faltar a academia, pois a Fitness First é a academia do meu prédio, literalmente. Só preciso pegar o elevador e já estou lá. Excelente, mas não tenho desculpas para faltar ao treino, nem quando chove.

Pessoalmente acho a academia fraca se comparada com as melhores academias do Brasil, porém é boa e bem organizada. Aparelhos novos, estrutura legal, algumas funcionalidades bem modernas como o locker que abre e fecha com o seu cartão de membership, sauna nos vestiários e piscina, dependendo da unidade.

Resisti por muito tempo as insistentes investidas dos seu promotores e jurava que não iria cair naquele marketing barato que te promete o oásis na Austrália por um baixo custo e te entrega apenas uma academia por um alto preço mensal.

Academia na Austrália 22323423

Desta vez não foi assim, ou quase. Paguei o valor que realmente havia sido informado, 1 semana após minha matricula recebi um telefonema dizendo que o valor da minha mesalidade ira baixar em quase 20%, mas em contra-partida a taxa de inscrição grátis acabou me custando $70.00 dólares com o bonito nome de taxa adminsitrativa.

Quando perguntei o que era esta taxa administrativa o funcionário gaguejou e disse que era pra colocar meu nome no computador. Não seja por isso, por $70.00 dólares eu mesmo faço isso por ele.

Outro fato surpreendente é que os professores da academia não ganham salário, mas ao contrário, pagam para dar aulas lá. Sim, isso mesmo, eles pagam para trabalhar. Em troca eles podem promover o serviço de personal trainer deles entre os alunos, que nada mais é que um cartãaz pequeno com a foto deles na entrada do banheiro. Por isso quando alguém me pergunta se é fácil arrumar emprego nas academias minha resposta sempre é não…nem se você pagar, pois existem outras qualificações que você precisa ter para ser licenciado como professor, pelo menos na Fitness First, não sei como é nas poucas outras academias que existem por aqui.

As aulas são como em qualquer lugar. Tem professores bons e professores péssimos. Uma das professoras era tão ruim que nos fez mudar o horário que íamos à academia, outra, chamada Lizzie, era tão boa que nos fez segui-la nos horários em que ela dá aula. No geral as aulas são boas, mas pessoalmente as aulas da Lizzie são tão boas e motivam tanto que até desanima fazer outra aula depois.

Academia na Austrália humanpoweredgymsAulas de Cycling

Para as mulheres existem aquelas aulas de Yoga, alongamento, Cycling e mais uma outra centena delas. Tem até aula de Pole Fitness que basicamente é uma adaptação daquelas danças de strips de bar a beira da rodovia para o ambiente da academia. Eles realmente não tem mais o que inventar. Agora a moda aqui é aula de Zumba. As classes de zumba vivem lotadas.

Academia na Austrália ethe5Aula de Pole Fitness.
Academia na Austrália Jkt 3Aula de Yoga. Sempre tem um cara no meio fingindo que está lá pra fazer Yoga achando que ninguém sabe quais são seus reais motivos.

Geralmente eu faço 30 minutos de esteira ou outro aparelho antes de começar a treinar. plugo meus fones e fico assistindo alguma pregação no Iphone enquanto perco algumas calorias.

Academia na Austrália GSt 1

De qualquer forma a academia aqui é muito mais barata que no Brasil. Gasto cerca de $100.00 dólares por mês e tenho direito a usar qualquer Fitness First do mundo, por causa da minha Platinum Membership. Vale bastante a pena, mesmo eu não usando tão regularmente como gostaria.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleLand Down Under
Next articleOnde Morar em Sydney
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

12 COMMENTS

  1. Nossa!! Eu estava super interessado neste assunto obrigado pelo post!

    Tenho algumas dúvidas meu amigo, você falou em AUS100,00 mês, isto é para frequentar qualquer tipo de aula? Musculação , aeróbico , yoga… ou são aulas especificas que se escolhe na matricula? Se for fazer só musculação tem algum tipo de desconto?

    Aqui no Brasil praticamente inseri suplementos alimentares na minha dieta e as vezes entro no Ebay da aus para pesquisar os preços e vi que na Aus, Whey Protein de qualidade é bem barato em comparação com o Brasil, em Sydney você conhece alguma loja de suplemento? Os valores são mesmo atrativos?

    Mais uma vez obrigado pelo post, seu blog é show de bola.

    Abraços

    • Oi William

      Pelo valor pago, no caso AU$100,00 você pode usar tudo o que a academia oferece. Na verdade às vezes é mais barato até, pago 100,00 pois estou matriculado numa Fitness First Platinum que permite que eu frequente qualquer Fitness First da Austrália. Depois que você s ematricular pode frequentar qualquer aula à qualquer hora. Eles tem muitas aulas durante todo dia, mais pela manhã e a noite. A academia aqui no meu prédio, por ser Platinum, funciona todos os dias. Algumas outras academias da Fitness First próximas aqui de casa são maiores e possuem mais aulas e outras atividades.

      Quanto às lojas de suplemento, tem bastante por aqui, tem uma na city e outra em North Sydney que eu conheço. Os preços são bem melhores que no Brasil, mas bem mais caros que nos EUA.

      Abs,

  2. Cara, eu vou ir para a Austrália em agosto fazer um intercâmbio, e leio o teu blog direto e ele já me esclareceu diversas dúvidas. Meus parabéns pelo grande trabalho de informar futuros viajantes!

  3. Eu aqui mais uma vez… rs
    E como são os horarios de funcionamento por ai? acontece como as lojas normais, que so abrem ate mais tarde na quinta feira? haha
    Eu amo esse blog, sou fã de carteirinha!!! Estarei na Australia em setembro e ja to sonhando em inglês hahaha parabens pelos posts!!

    Queria que você falasse um pouco, se possivel, dos eventos que acontecem por ai.. shows, feiras de negocio, eventos institucionais…
    Obrigada!!

  4. Jerry parabens pelo blog. gostei muito de toda a sua historia e dicas.

    Tenho uma pergunta que nao tem nada haver com a postagem mais acho que voce é a melhor pessoa para responde la.
    Como esta a area de TI ai na australia ?
    voce é desenvolvedor certo ? Qual é a principal demanda ai quanto a desenvolvimento ? e suporte / banco de dados ?
    A alguma obsevacao especial sobre essa area ?

    Desde já agradeço e fica com deus

  5. Jerryyyyyy, cuanto tempo ki naum entro aki cara.

    Ae, to intercambiando nos EUA, morando em New Jersey !!!!

    Naum to gostando mto daki pq SOH TEM brazuca e hispanos. A vantagem eh ki pra descolar trampo part-time fik mais facil pq naum precisa falar ingles…. meu curso vai devagar por causa disso, to a 3 meses e falo poco ingles.

    busca soh “Newark”, eh uma das maiores concentracoes de brazucas fora da Florida. eu naum sabia…. isso facilita mto a vida e justamente por isso, vc acaba fikando acomodado. Tem gente ki mora aki a 10 anos e naum fala nada de ingles.

    De qq maneira, vou voltar sempre aki viu, abracao !!!!

    Tenner Krioka

  6. Oi Jerry .. muitoo bom esse post seu cara. Estou indo pra autralia mais precisamente pra gold coast no proximo ano. E aqui no no brasil trabalho como personal trainer sou formado em educação fisica vou tentar algo por ai …manda uns toks ai das academia!
    Valeu cara, tudo de bom pra você!

  7. Boa tarde.

    Sou professora de ed.fisica e estava pensando em ir para a Austrália. Você não recomenda? Sou professora les mills e de Zumba. Teria alguma chance por la?

  8. Gostei do post, estou pretendendo estudar marketing na Austrália. Mas sobre o pole dance você precisa pesquisar mais pra não escrever esse tipo de comentário preconceituoso. Pelo menos aqui no Brasil é um esporte muito sério, pessoas de todas as idades e gêneros praticam, exercita a força, a flexibilidade, a consciência corporal e a coordenação. Achei seu comentário muito desrespeitoso e fiquei pessoalmente ofendida, a aula não tem nada de sensual, aqui no Brasil mais parece um treinamento de exército. e ainda que tivesse sensualidade, dança do ventre também é sensual e isso não dá a ninguém o direito de chamar a dançarina/atleta de “prostituta”.
    Mais cuidado com o que você fala na internet. Beijos.

LEAVE A REPLY