Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Que Tal Virar Encanador na Austrália

Trabalho na Austrália

Que Tal Virar Encanador na Austrália

O que você diria  se seu amigo que possui um excelente cargo na área de TI da Microsoft largasse tudo para virar encanador? Sempre que se fala em profissão e em futuro logo se pensa em IT, tecnologia, robótica, e outras profissões consideradas importantes no Brasil.

Aqui na Austrália é diferente. Enquanto um profissional de IT ganha bruto uma média de $80.000 dólares por ano um encanador, trabalhando de segunda a sexta e descansando aos finais de semana ganha cerca de $200.000,00 dólares por ano, isso mesmo, duzentos mil dólares por ano. Alguns encanadores chegam a tirar até $500,000 dólares por ano. Foi o que revelou a última pesquisa feita com os profissionais de construção civil aqui na Austrália.

Não se anime com esta notícia e comece a fazer um curso de encanador no Senac, pois não é garantia que você conseguirá um emprego aqui, para ser um encanador reconhecido na Austrália você precisa fazer um curso TAFE por cerca de 2 anos (full time), estudar bastante, se especializar na área e depois de um tempo equivalente ao de qualquer faculdade com estágio começar a colher os frutos.

Esta pesquisa revelou ainda que nenhum encanador cobra menos que $1500,00 dólares por dia de trabalho e encontrar um encanador para qualquer serviço é uma tarefa árdua uma vez que são poucos e muito atarefados.

O filme mais famoso na Austrália no ano passado, Kenny, conta a história de um encanador típico Australiano, vale muito a pena assistir.

Pedreiros também ganham muito bem, mas infelizmente muitos brasileiros criam uma utopia sobre a profissão. Já ouvi diversas vezes brasileiros por aqui falando: “Vou ser pedreiro por que dá a maior grana”.

O que eles não entendem é que existem pedreiros AUSTRALIANOS e os outros pedreiros, assim como nos EUA existem os pedreiros AMERICANOS e a mão de obra mexicana.

O pedreiro que ganha bem é aquele que fez TAFE, estudou, é certificado na área, tem experiência, pertence ao sindicato, é Australiano ou cidadão e tem esta como a profissão que provavelmente o resto de sua vida. É diferente do brasileiro que vem pra cá, não tem curso na área (curso técnico), não é sindicalizado (pois é só para cidadãos) e vai trabalhar como assistente de pedreiro carregando tijolo e quebrando pedra. Este ganha muito mal comparado à primeira categoria.

Infelizmente no Brasil temos um forte preconceito contras estas profissões, mas auqi elas são muito valorizadas, até mesmo por que a vida útil profissional desta categoria é evidentemente mais curta que as demais.

Pra quem quer vir pra cá estudar e ter uma vida boa, está ai uma área para se pensar.

Pra terminar um pedaço do filme Kenny. Percebam o sotaque extremamente australiano. Difícil até de entender:

Continue Reading
Advertisement
You may also like...
13 Comments

13 Comments

  1. Polly

    August 3, 2007 at 9:25 pm

    Ei Jerry e Michele:) meu marido trabalha em construção civil, não quis estudar outra coisa, ele é australiano e registrado na union, com curso e tal…outro dia perguntei a ele se há estrangeiros trabalhando com ele, ele disse que há filhos de estrangeiros nascidos aqui, ou seja, todos são aussies.

  2. Polly Etienne

    August 3, 2007 at 9:25 pm

    Ei Jerry e Michele:) meu marido trabalha em construção civil, não quis estudar outra coisa, ele é australiano e registrado na union, com curso e tal…outro dia perguntei a ele se há estrangeiros trabalhando com ele, ele disse que há filhos de estrangeiros nascidos aqui, ou seja, todos são aussies.

  3. Jerry

    August 5, 2007 at 5:33 pm

    Polly

    Muito legal seu comentário. Acho que ajuda bastante para se ter uma idéia sobre a profissão aqui. Todos são Aussies mesmo.

    Obrigado.

    Um grande abraço.

  4. Telmo

    June 13, 2008 at 9:00 am

    A qual quer um que possa me ajudar!
    Olá meu nome é Telmo sou estudante do oitavo período de Relações Internacionais e estava procurando fontes para a implementação do meu trabalho de monografia aqui na internet quando por coincidencia eu encontrei este blog que me despertou interesse sobre a mão de obra na construção civil da Australia.
    meu tema diz respeito ao mercado de areia(para construção civil) brasileiro em comparação com este setor ai na Austrália. Entretanto venho encontrando uma enorme dificuldade de encontrar dados relativos a preço deste material, legislação ambiental e comercial, principais compradores e concorrentes,forma de extração deste produto ai na Austrália.
    Na conclusão do meu trabalho eu pretendo dizer se existe a possibilidade de exportação de areia Brasileira para Austrália ou não, mas para isto eu preciso de um levantamento prévio sobre este tipo de mercado.
    gostaria de saber se alguem poderia me ajudar na busca por este tipo de informação ou até mesmo do setor de construção civil australiano em geral.
    qual quer indicação de sites ou material ja me seria de grande utilidade.
    espero que alguem aqui leia o meu e-mail e que possa me ajudar,pois já estou ficando meio sem tempo para o levantamento destes dados e ate agora as poucas informações que eu possuo são insuficientes para a minha aprovação nesta matéria.
    desde já gostaria de agradecer a todos pela atenção, e me desculpar por ser um desconhecido postando em um blog particular, mas é realmente uma tentativa desesperada por minha parte na busca de ajuda.
    Grato, Telmo Filho

  5. Cristina

    July 12, 2012 at 3:08 pm

    Olha, este tipo de trabalho aqui no leste paulista também é valorizado, dá para se manter filho em universidade, Aliás, toda prestação de serviço por aqui é razoavelmente bem remunerada, todavia não falo de Brasil,mas sim do leste paulista com IDH elevado. Vendedor de indústria e médico por vezes ganham estourado e são também autônomos.

  6. Evandro Gonçalves

    July 13, 2012 at 11:07 am

    Boa Tarde!

    Jerry,

    Gostaria de saber, alem da profissão de encanador como anda o mercado de trabalho na Austrália, o ramo do comercio Comidas e Bebidas?

    Obrigado, pela prestação de serviço.

  7. Lucas Murad

    July 16, 2012 at 11:45 am

    Cara, eu ia efetuar o pagamento da minha escola hoje, porém tenho algumas duvidas para tirar com você, se possível, claro! Adiei o pagamento para amanhã, estou indo para Sydney, você tem Face? Skype? E-mail? Msn?

    Ficaria eternamente grato pela força. meu e-mail: lucasmurad@live.com

    abraços

  8. paulo

    October 31, 2012 at 6:22 am

    queria saber se alem de encanador como faço para exercer a funçao de construtor ai?

  9. Luiz

    November 7, 2012 at 5:29 am

    Infelizmente mesmo(desculpem minha gramatica)a respeito do brasil.

    E olhando para paises de similar situacao social economica a do brasil, vamos ver que a mentalidade eh similar: eh denegrir o que eh bracal e aplaudir o que eh intelectual. Isso na minha opiniao tem haver tambem com o esforco que os nossos pais fizeram para asseguar nos uma vida melhor. Amaldicoando aquilo que nao lhe trariam um bom ganha pao. Eh muito comum se ouvir em SP piadas/sarcamo que termaina com frases ‘coisa de pedreiro’ e por ai vai. O que pode parecer inocente,esconde atras o orgulho de se distanciar e nao pertencer a esta classe.
    Na verdade, muitos gostariam de ser pedreiros mas essa mentilidade exclue os ‘interessados’.
    Se o nosso brasil fosse mais correcto, justo e muito muito menos corrupto, teriam mais equilibrio socio economico, garantindo salarios que pelo menos chegariam perto do ‘viver com dignidade’ em todas a profissoes e eu acho, que muitos nao teriam problemas em dizer que amam construir casas e predios… que pra falar a verdade, eh trabalho duro?sim,mas tem muitas pessoas que amariam sentar tijolo por tijolo e no fim do dia,todo estourado chegar em casa sorrindo por tido mais um dia fazendo o que gosta/ama ser sem contido na classe de ‘pessoas ignorantes’.

    Eu estive e diferentes paises e nos paises de class alta, ser um pedreiro nao ofendia niguem e muito menos decrescia alguem,mas em paises mais probres, era sem perdao mesmo.

    Cada um tem o direito de fazer o que quizer ‘dentro das leis’ e nao ser criticado. Mas, ainda prefirimos ‘detonar’ os outros para fazer nos sentir melhor sobre nossas escolhas que muitas vezes nem foram de nossa alma, mas sim ’empurradas’ a dentro de nos por nossas familas e amigos… afinal de contas ne?… quem quer ser excluido? E uma dura realiadade eh que nos paises pobres, os menos educados fazem o trabalho bracal/pedreiro e ai nem sempre eh facil conviver com pessoas que sao gente como a gente porem com ideias menos evoluidas ou desenvolvidas e ai, nao tem nada a ver com preconceito.

  10. wellington

    November 8, 2013 at 8:25 am

    Eu gostaria de saber como posso ter a confirmação (comprovação) que isso é uma verdade, me desculpem, a intenção não é a de ofender, mas, quanto tenho visto na internet informações que nem sempre são verdadeiras, principalmente quando se trata de você investir inicialmente para depois ter o retorno. Grato.

  11. erlon

    December 3, 2014 at 6:46 pm

    I would like to work in TI in Australia

  12. Cassio Nunes

    June 23, 2016 at 3:07 am

    Jerry,
    Bom dia ai pra você na austrália

    Tenho 26 anos, sou formado em tecnologo em construção civil e acabei de me formar em engenharia civil (colo grau agora em agosto), e estou orçando uma viajem para melbourne para outubro/16.

    Andei pesquisando que para trabalhar em construção civil eu preciso do White Card, você sabe como funciona o processo para retirar essa licença?? E fora minha experiência com obra (2 anos) junto a formação que possuo, tenho a ideia de iniciar um trabalho ate mesmo como ajudante na obra, o que você poderia me dar de dica para conseguir um emprego assim e quais as construtoras mais conhecidas na Australia??

    Segue meu email para contato, caso ache melhor responder minhas duvidas por la

    Grato,
    Cassio

  13. josenilton ribeiro dos santos

    February 20, 2017 at 10:04 pm

    olá boa tarde , sempre tive vontade de morar e trabalhar fora do brasil, mas nunca tive oportunidades, trabalho com geotecnia e construção civil em geral aqui no brasil
    preciso muito de contato de alguem que more na australia pra me dá uma ajuda, algumas dicas de empresas que está precisando de funcionario, estou muito disposto, se poderem me ajudarem, desde já agradeço esse é meu email caso prefiram pra me ajudar, obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Trabalho na Austrália

Jerry Strazzeri no Youtube

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: