Mais um dia em Sydney – Austrália.

“A verdadeira proeza de Santos Dumont foi conseguir inventar o avião três anos depois de o avião ter sido inventado pelos irmãos Wright”
Uma empresa internacional de assessoria, Monitor Group, publicou uma lista com as 101 maiores descobertas brasileiras. É um retrato da engenhosidade nacional. Quem precisa de Arquimedes, se nós criamos a lombada eletrônica? Quem precisa de Leonardo da Vinci, se nós criamos a caipirosca engarrafada? Quem precisa de Thomas Edison, se nós criamos o fast-food de bobó de camarão?
Chu Ming Silveira é autora de uma das 101 maiores descobertas brasileiras: o orelhão. A ideia é particularmente inovadora porque, em vez de diminuir o barulho da rua, como todas as outras cabines de telefone espalhadas pelo mundo, o orelhão, funcionando como uma grande orelha, tem a singularidade de captar os ruídos externos e amplificá-los.
Antes que Chu Ming Silveira desenvolvesse o projeto do orelhão, o Brasil teve outros inventores. O maior deles: Alberto Santos Dumont. Ele é reconhecido por todos os brasileiros como o inventor do avião. Mas sua verdadeira proeza foi conseguir inventar o avião três anos depois de o avião ter sido inventado pelos irmãos Wright. Inventar algo que nunca existiu, como os irmãos Wright, é incomparavelmente mais simples e rudimentar do que inventar algo que já existe, como Santos Dumont. Ele está para a aeronáutica assim como Al Gore está para a internet. Santos Dumont é o Al Gore dos céus.
No ano passado, Dilma Rousseff declarou que a descoberta de petróleo na camada pré-sal “foi produzida pela inteligência brasileira e pela tecnologia brasileira”. De fato, o petróleo descoberto no pré-sal consta da lista do Monitor Group, ao lado de outros triunfos da inteligência brasileira e da tecnologia brasileira, como a macarronada pré-cozida da cadeia de restaurantes Spoleto. Para perfurar o terreno até o pré-sal, a Petrobras arrendou duas sondas. A primeira, Ocean Clipper, foi fei-ta em Kobe, pela Mitsubishi, e pertence à Diamond Offshore. A segunda, Paul Wolff, foi feita em Mississippi, pela Ingalls, e pertence à Noble Corporation.
Quando se analisam os contratos assinados pela Petrobras para explorar o petróleo na camada pré-sal, despontam nomes de companhias genuinamente brasileiras como Schlumberger, Aker Solutions, Halliburton, Subsea 7, FMC Technologies, Technip e Mitsui Ocean Development. Em janeiro, um engenheiro estrangeiro disse à revista Offshore que o Brasil é inexperiente no assunto e que “tem um monte de problemas pela frente”. Mas quem é capaz de fazer uma macarronada pré-cozida seguramente também é capaz de fazer um buraco no solo para retirar o petróleo do pré-sal.
A inteligência brasileira e a tecnologia brasileira produziram, na Bahia, o orelhão em forma de berimbau. Como é que a gente pode falhar?

(Diogo Mainardi)
FONTE: VEJA Edição 2103
Este blog foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar quem vive ou tem planos de se mudar para a Austrália, seja como residente, a trabalho ou turista. Ele foi desenvolvido de forma a facilitar a busca de posts, tutoriais e artigos e visa proporcionar toda informação necessária para quem pretende vir para a Austrália. Mais que um blog o Brazil Austrália é uma comunidade interativa onde você interagir com outros usuários.
Junior
March 8th, 2009 em 8:01 am
Cara o Diogo Mainardi é o cara mais antipatriota e tendencioso que conheço… é o tipo de cara que quando oposição não dá o braço a torcer quando alguma coisa dá certo e torce pra que tudo dê errado. Exalta os EUA mesmo agora que está claro que sua “way of life” não funciona assim tão bem. Adorava assistir Manhattan Connection, mas depois que este cara entrou o programa que mostrava as coisas legais, os contrastes e a cultura americana e brasileira agora se resume em fazer o joguinho “olha como aqui nos EUA funcionam as coisas…”. De qualquer forma reconheço que o potencial de nossos cientistas nem são arranhados, e que precisamos desesperadamente investir-treinar-incentivar nesta área tão importante e estrategica.
francisco
March 8th, 2009 em 11:30 am
Bem, Jerry, aqui vai uma discussão, o que é verdade e que o Brasil é pobre em invenções pois não aplica recursos em educação, não falo de educação formal, mas de todos os tipos de oportunidades de apreendizado, quer em oficinas, quer em laborátorios , quer em artes usando o pontencial criativo do nosso povo, dentro de uma realidade em que politicos só usam o poder para favorecimento, patentes na universidades são rarissimas, verbas para pesquisas e quase ridicula….. agora seu Mainardi é um cara polemico e bem humorado, mas aqui vai o meu ponto de vista, acho que você deveria comentar um post como esse que postou e mostrar aqui seu ponto de vista, sobre santos dumond é ridiculo seu mainardi, pois mesmo que outros já tivessem inventado, a engenhoca não era tão difudinda, pois senão teriam copiado em varias partes do mundo, o que não tira o mérito de santos dumond, cabe ressaltar que o vírus da aids foi descoberto quase que simultraneamente na França e EUA…..
Jerry
March 8th, 2009 em 3:09 pm
Olá Júnior. Não sou um mega fã do Mainardi também, porém concordo com algumas de suas colunas. Ele é um crítico e desta forma acaba tendo uma visão muito crítica da situação. Eu concordo com ele no ponto que o Brasil é um país extremamente atrasado em relação ao seu potencial e isso se deve em grande parte a corrupção. Se não houvesse tanta corrupção e por tanto tempo, pode ter certeza que hoje os australianos, americanos e europeus que estariam indo morar no Brasil e não o contrário.
Nesta matéria em questão o problema é que o Brasil fica tentando exaltar estas besteiras que são pura idiotices. Das 101 invenções brasileiras metade é pura porcaria.
Jerry
March 8th, 2009 em 3:12 pm
Olá Francisco. Concordo com voc6e em relação a educação. O acesso a educação no Brasil é elitista e nõa atende a maior parte da sociedade. Além disso no Brasil muitos optam pela educação informal. Enquanto aqui na Austrália o cara faz um curso de pedreiro de 3 anos para ser pedreiro, no Brasil o cara o aprende indo pra obra com o pai desde criança. O problema do Brasil é que o país está cheio de buracos e não há mãos suficientes para fechar todos, mas sem dúvida o maior problema é a corrupção, fechando este será questão de tempo para todos os outros serem tapados.
Sandro Rehder
March 8th, 2009 em 4:39 pm
Comentário com correções no português:
Eu acho que o que Mainardi e muitos outros escritores brasileiros querem mesmo é chamar a atenção com sensacionalismo jocoso. É o nicho de mercado deles. Só que um cara desses não tem credibilidade acadêmica nenhuma. Prefere espalhar besteira, do que ser um agente que se importa em informar o povão com informação de qualidade.
Mas informação de qualidade vende jornal e revista??? Sensacionalismo vende e chama atenção.
Quem estuda história sabe muito bem que o debate Santos Dumont x Irmãos Wright é super disputado. Não só no Brasil e na França, mas também em muitos países da Europa, acredita-se que Dumont foi o primeiro. Os irmãos Wright dizem que voaram primeiro. Mas ninguém viu!!! Enquanto isso, o vôo do Santos Dumont foi feito em Paris e em público. Na parte técnica, o avião do Dumont não precisa de auxílio para decolar, enquanto o dos Wright precisava de uma catapulta.
Sobre o Brasil e suas proezas tecnológicas, aqui vai o intro da wikipedia em Inglês:
The owner of a sophisticated technological sector, Brazil develops projects that range from submarines to aircraft and is involved in space research: the country possesses a satellite launching center and was the only country in the Southern Hemisphere to integrate the team responsible for the construction of the International Space Station (ISS).[12] It is also a pioneer in many fields, including ethanol production.
Brazil is also a pioneer in the fields of deep water oil research from where 73% of its reserves are extracted.[11] According to government statistics, Brazil was the first capitalist country to bring together the ten largest car assembly companies inside its national territory.[11]
http://en.wikipedia.org/wiki/Economy_of_Brazil
Agora escrever que o Brasil é líder em energia renovável, e que a Embraer é líder em produção de jatos médios… e a 3a maior produtora de aviões no mundo atrás da Boeing, Airbus e empatada com a Bombardier ninguém quer.
Sandro Rehder
March 8th, 2009 em 8:16 pm
EU vs ELES
O grande problema brasileiro, é que adoramos reclamar e apontar a culpa nos outros.
Brasileiro adora se isentar, e ficar no pedestal se achando um fenômeno num mar de ignorantes.
É sempre o “EU”, o ser especial; vs “ELES”, os primatas brasileiros.
Para ser nação, precisamos antes de tudo aprender a dizer “Nós, Brasileiros”.
Enquanto o EU não der lugar ao NÓS. Não tem jeito.
O nosso Brasil tem jeito sim.
O nosso Brasil não precisa de um exército de desesperançosos que só sabem meter o pau.
O nosso Brasil precisa de um exército de gente que se importe. Que não veja o favelado como um ser inferior, ou um bandido, mas como alguém que a gente possa investir.
A nossa pobreza não vai desaparecer com o estalar dos dedos.
As nossas favelas não vão acabar de um dia para o outro.
Isso aí só acaba, quando a nossas sociedade deixar de colocar o EU em primeiro lugar.
E esse processo só vai começar no dia em nós pegarmos esse dinheiro que usamos para contruir um muro maior e blindar o carro importado, para investir e dar educação integral e de qualidade para 10 meninos de rua.
Te garanto que serão 10 bandidos a menos nas ruas nos próximos anos.
Só que tem que parar de colocar esse EU acima de tudo e todos, que só torce contra ao invés de querer construir.
Frase célebre do Mainardi:
“Não tenho qualquer compromisso com construir, só com destruir”
Sandro Rehder
March 8th, 2009 em 8:21 pm
Texto para refletir:
Brazil Does Have the Potential to be a Great Power
http://www.scoop.co.nz/stories/HL0902/S00145.htm
“…
Unlike many other Latin American countries, Brazil has developed an important industrial capacity as the result of its industrial policies. Brazilian businesses are involved in many areas like steel, petrochemicals, banking, telecommunication services, energy, computers, mining, automobiles, aircraft, ethanol and even submarines. Furthermore, Brazil participates in space research projects. Last but not least, its agribusiness sector is also internationally competitive.
All of the above has allowed Brazil to accumulate the world’s seventh largest foreign currency reserves. Brazil’s foreign trade seems to have been strategically managed to be as diversified as possible so that such commercial flows do not become dependant on a single market. Therefore, a list of Brazil’s main imports and exports partners includes the United States, China, Argentina and Germany.
…”
Fernando
March 9th, 2009 em 3:14 pm
Tudo bem que o Mainardi exagera às vezes, mas não acho ele antipatriota (será que tá certo tudo junto?) e também não quero puxar o saco dele.
O cerne da crítica está no fato de que ele também sente a mesma revolta que sentimos, quando olhamos no fundo de nossas vidas e ao que nos cerca no dia-a-dia, e vemos que somos um bando de macacos que tenta imitar os outros sem competência. Somos caricaturas mal desenhadas e sem graça, numa tira de jornal velho.
Pensamos que somos bons em tudo e que podemos ganhar em cima dos outros, e não me venham com “eu não…eu não sou assim”, somos mediocres e queremos parecer os “Reis do Pedaço”.
Prestem atenção, não há mudanças reais de atitude no Brazil a anos, e põe anos nisso, a única coisa que está mudando aqui é no quesito tecnologia, só isso.
Achamos que podemos melhorar esse país, só porque sabemos usar a internet, porque temos “cultura”, faculdade. A triste verdade é que o nosso país tem quase 200 milhões de habitantes, e desse total apenas 5% pensa no amanhã e em fazer a diferença, o resto só quer saber de curtir enquanto dá. E boa parte desse 5%, pensa, pensou ou pensará em ir morar fora do Brasil, porque não aguenta mais conviver com o resto da macacada. Será que dá pra mudar esse país assim? A força remando contra é muito desproporcional.
Não se iludam, nós todos vamos morrer e os filhos de nossos filhos também, e esse país continuará sendo o “País do Futuro”, pois vivemos no Planeta dos Macacos onde impera a lei do mais esperto.
Pensem numa coisa que diz Deus a quem quer ouvir e acredita Nele: “Tolo é o homem que acredita no própio homem”. Mas tudo bem nê? Somos macacos mesmo…
Alessandra
March 9th, 2009 em 4:46 pm
O Diogo pegou um pouco pesado com o Santos Dumont. A controvérsia, até hoje, é grande, mesmo nos EUA. O nosso Dumont foi o primeiro a, documentadamente, “decolar” com um aparelho mais pesado do que o ar. Os irmãos Wright usaram catapultas e trilhos para tentar sair do chão. Em experimentos recentes com o Kitty Hawk, dos Wright, com o 14Bis, este voou sem problemas. Aquele não. A coluna está divertida, mas não me parece muito justa.
Gil
March 9th, 2009 em 4:56 pm
Na frança e em muitos outros países, Santos Dummont é chamado de PATRONO DA AVIAÇÃO, ainda mais importante do que inventor, porque além de inventor ele era um grande humanista.A diferença básica entre Santos Dumont e os Irmãos Wright, era que enquanto o primeiro criou o 14bis para participar de um concurso promovido pela elite intelectual Francesa onde todos os participantes eram amigos e se ajudavam mutuamente, a primeira coisa que os Wright fizeram com seu estilingue-humano foi registrar a patente e vendê-la ao exército americano para ser usado como máquina de guerra, e o fizeram mesmo antes da sua estrovenga voar na prática. Por sinal os primeiros modelos comerciais de avião copiavam o modelo do Demoiselle 20 do Santos.
Santos Dumont inventou também o balão dirigível, o hangar, o salva-vidas, e o relógio de pulso. Foi a pessoa que mais colaborou para o aperfeiçoamento do motor de combustão interna. Nunca registrou patentes, nem quis lucrar com suas invenções.
E suicidou-se em decorrência da depressão que o abateu quando sua invenção começou a ser usada como máquina de guerra.
Mas talvez o que o Diogo Mainardi esteja falando é que o que é acrediotado no Brasil o é no resto do mundo e isso não é verdade. Em qualquer livro de história americano o invento é atribuido aos irmãos Wright. Os americanos sempre tiveram muito mais marketing e pensaram muito mais comercialmente e esta foi a grande vantagem deles.
Sandro.Rehder
March 9th, 2009 em 6:34 pm
Sei lá, as vezes o Mainardi quiz se auto usar como exemplo do título “inteligência brasileira”.
Uma pessoa inteligente tería se dado ao trabalho de ler mais sobre o assunto, antes de usar um instrumento de massa como a revista veja para propagar uma análise tão superficial.
Um belo exemplo de como alienar a classe média.
Agora até os brasileiros acreditam que foram os irmãos Wright que voaram primeiro.
Mas para referência, aqui vai um belo artigo da Encarta que mostra que até mesmo algums americanos mostram nom senso sobre o assunto:
The Forgotten Father of Flight
http://encarta.msn.com/encnet/features/Columns/?Article=ForgottenFatherOfFlight
… Even the Wrights’ hometown newspaper, the Dayton Daily News, buried the story in the local section, under the headline, “Dayton Boys Emulate Great Santos-Dumont.”
The Great Who?
Alberto Santos-Dumont, as most people knew at the time, was a dashing and stylish Brazilian aeronaut living in Paris. Newspapers throughout Europe and the Americas had crowned Santos-Dumont the “Conqueror of the Air.”
augusto
March 10th, 2009 em 9:00 am
O que ocorre é que somos uns malandros pequenos, malandros ****.
Bom seria se fóssemos como Edison, Graham Bell e outros tantos que roubaram as invenções de outros e patentaram para si próprios, tornando-se malandros de primeira classe.
Aí sim estaríamos em alta com gente como o Mainardi. Na verdade, o Mainardi odeia os malandros medíocres, ele gosta é de grandes e espertos malandros. Vide o caso Dantas….
Sandro.Rehder
March 11th, 2009 em 7:50 pm
Para quem quer exercitar um pouco a inteligência, aqui vai um belo tributo escrito por americano da Encarta sobre o Santos Dumont:
http://encarta.msn.com/encnet/features/Columns/?Article=ForgottenFatherOfFlight
Even the Wrights’ hometown newspaper, the Dayton Daily News, buried the story in the local section, under the headline, “Dayton Boys Emulate Great Santos-Dumont.”
The Great Who?
Alberto Santos-Dumont, as most people knew at the time, was a dashing and stylish Brazilian aeronaut living in Paris. Newspapers throughout Europe and the Americas had crowned Santos-Dumont the “Conqueror of the Air.” Unlike the clandestine Wright brothers, Santos-Dumont was a notorious showman and, before teeming crowds, performed grand aeronautical spectacles in the skies over Paris.
Sandro.Rehder
March 11th, 2009 em 7:57 pm
Um artigo para quem quer exercitar a inteligência.
Belo tributo feito pela Encarta (enciclopédia americana) a Santos Dumont:
http://encarta.msn.com/weblink_701666263/the_forgotten_father_of_flight.html
Even the Wrights’ hometown newspaper, the Dayton Daily News, buried the story in the local section, under the headline, “Dayton Boys Emulate Great Santos-Dumont.”
The Great Who?
Alberto Santos-Dumont, as most people knew at the time, was a dashing and stylish Brazilian aeronaut living in Paris. Newspapers throughout Europe and the Americas had crowned Santos-Dumont the “Conqueror of the Air.”
Diogo Mainardi, Santos Dumont e a inteligência brasileira « Talking Point
March 13th, 2009 em 5:02 pm
[...] semana, através do blog do Rogério a.k.a Jerry, lí um texto que o Diogo Mainardi escreveu para a Veja. Amizades a parte, [...]
Sandro Rehder
March 13th, 2009 em 6:59 pm
Para quem estiver interessado, postei o vídeo de um documentario da PBS (emissora americana) sobre a vida do Santos Dumont aqui:
http://sandro.rehder.net/2009/03/14/diogo-mainardi-santos-dumont-e-a-inteligencia-brasileira/
Jerry
March 13th, 2009 em 10:20 pm
Todos temos nossa opinião, mas é importante atentar para outros fatos. A idéia de que Santos Dumont foi o inventor do avião e que os irmãos Wright foram uma fraude não é tão fundamentada e não é compartilhada por muitos experts, inclusive franceses:
Peter Jakab, chairman of the aeronautics division at the National Air and Space Museum in Washington and a Wright brothers expert, says the claims about Dumont being the first person to fly with an airplane are preposterous.
By the time Santos-Dumont got around to his maiden flight the Wright brothers had already flown numerous times, including one in which they flew 24 miles in 40 minutes.
“Even in 1903 the airplane sustained itself in the air for nearly a minute. If it’s not sustaining itself under its own power it’s not going to stay up that long,” Jakab says.
Even in France — never a country too eager to agree with the American point of view — the Wrights are considered to have flown before Santos-Dumont, says Claude Carlier, the director of the French Center for the History of Aeronautics and Space.
“There’s a strong nationalist issue at play here,” says Marcos Villares, Santos-Dumont’s great grandnephew. “Flight was a very important step in human history, in the history of technology. Every country wants to claim priority.”
“While these claims do have some merit to them, what is often overlooked is the fact that many key details of the Wright Flyer had become public in Europe in 1904 once the Wrights had received their patent. It is generally believed that Santos-Dumont made extensive use of this information in the design of his plane and that he would not have been successful without the Wright’s influence. Furthermore, even if the Wright’s first flight is discounted, detractors often overlook that the pair made three more flights that same day, the longest covering 852 ft (260 m) and lasting nearly one minute. Even more impressive are the accomplishments of the Wright Flyer II in 1904. Among these was the world’s first circular flight and a five minute trip covering nearly three miles (4.8 km) that occurred on 20 September 1904, two years before Santos-Dumont’s first flight.”
But that is not to say that Santos-Dumont does not deserve recognition for his other contributions.
Sandro Rehder
March 13th, 2009 em 10:50 pm
Como já foi dito, esse é um debates mais antigos. Nem os experts conseguem concordar.
Do mesmo modo que alguns franceses acham que não foi o Dumont, alguns americanos acham que não foram os Wright. É só ver o vídeo que eu postei.
O problema é sair afirmando as coisas de forma irresponsável como o Mainardi fez, e ainda por cima ter a covardia de dizer que é tudo invenção do sobrinho do Santos Dumont.
Ah não ser que o sobrinho do Santos Dumont tenha pago todos os experts que fizeram o documentário da PBS e o escritor do livro sobre o Dumont… que não foi nada menos que editor da enciclopédia Britannica e outras coisas mais que eu coloquei no mesmo post.
Sandro Rehder
March 13th, 2009 em 10:56 pm
Para as pessoas terem referencia, o texto do Jerry saiu dessa reportagem sobre o assunto:
Wright Brothers the Wrong Guys?
http://stag.wired.com/science/discoveries/news/2003/12/61525
E tem mais duas outras cópias na web.
Jerry
March 14th, 2009 em 1:28 am
Sandro. Não entendi o problema da matéria ter saído na Wired. A Wired por sinal é uma das revistas online mais acessadas e respeitadas e o que lá foi colocad foram fatos, ou vocês acham que eles inventaram os depoimentos?
Sandro Rehder
March 14th, 2009 em 3:02 am
Não tem problema nenhum. Só acho importante colocar de onde veio, para que as pessoas possam ver a matéria na íntegra. Principalmente porque o título até começa como Wright brothers the wrong guys fazendo alusão ao debate que existe até hoje.
Jerry
March 14th, 2009 em 7:24 am
Sim. Foi vacilo meu não colocar a fonte. Eu escrevi em portugues então achei que só colocar o texto em inglês ja daria a entender que não fui eu quem escrevi, mas deveria ter colocado mesmo, achei que a Wired tinha pego de outro lugar. Bom… no final das contas este debate parece que já vem de muito tempo pelo que tenho pesquisado e tem levantado dúvidas de todos os lados. O problema é que enquanto nós sabemos dos irmãos Wright a maioria da população de outros países nunca ouviu falar de Sanos Dumont e ficam surpresos quando descobrem. Li um log de uma professora americana que ficou sabendo de Sumont por um aluno brasileiro e começou a pesquisar mais sobre o assunto.
A inveção do avião foi uma das maiores ivenções da humanidade, todo mundo vai luitar para tero mérito. Ouvi falar que na NZ acreditam que o avião foi inventado prieiro lá.
Sandro.Rehder
March 14th, 2009 em 5:29 pm
A única certeza que eu tenho é que quem inventou o surf foi Jesus. O esporte só não pegou em Israel por que o povo não boutou muita fé. O Pedrão que o diga
Brincadeiras a parte, eu acho que tanto os Wright como o Dumont devem ser reconhecidos. Não acho que um tenha sido superior ao outro.
Com tudo o que o Dumont fez antes do 14Bis, ele já deveria ser reconhecido como o Pai da Aviação. E mesmo que os Wright tenham inventado um planador (ou máquina voadora sem propulsão) segundo a patente americana ( http://en.wikipedia.org/wiki/Wright_Brothers#The_patent ), eles deram grande impulso ao que viria a ser o avião.
Julian
April 15th, 2009 em 9:41 pm
Só uma coisa: quem inventou o primeiro avião de verdade foi Santos Dumont sim. A decolagem dos aviões dos irmãos Wright se dava por meio de trilhos e catapultagem, ou seja, seus aviões precisavam de um meio externo pra decolar. E só conseguiram criar um voo sem catapulta a partir de 1908, dois anos depois de Santos Dumont ter voado no 14Bis, que não precisava de nenhum meio externo pra voar. Acredito que eles tenham contribuído bastante para o desenvolvimento da aviação, mas só são considerados os inventores do avião nos EUA. Além daqui, a maior parte da Europa também reconhece Santos Dumont como o verdadeiro inventor.
Citando Arnaldo Jabor, os irmãos Wright executaram o “voo da galinha”.
jar.io
August 30th, 2009 em 2:53 pm
Homenagem a Santos Dumont…
Todas as vezes que eu subo a bordo de um avião, eu me lembro deste grande inventor. É minha forma de agradacer pela sua contribuição a humanidade, especialmente a mim, pois detesto perder tempo.
……