Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Transporte Público na Austrália – Opções e Preços

Transporte Público na Austrália

Dicas

Transporte Público na Austrália – Opções e Preços

Os transportes públicos na Austrália são eficientes, limpos, confortáveis e atendem bem boa parte da cidade. Para quem mora nos bairros mais centrais, transporte então não é um problema. Dependendo da área onde você mora e a área onde pretende ir, haverá um bom número de opções para se escolher. Algumas regiões são bem servidas por trem e ônibus, outras apenas por trens, alguns por ferries e algumas pelas 3 opções.

Transportes Públicos na Austrália

Estação do Olympic Park

Estação de trem do Olympic Park

A primeira coisa que você precisa entender sobre os serviços de ônibus, trem e Ferry na Austrália é que enquanto no Brasil esta acaba sendo geralmente uma opção para pessoas de baixa renda, aqui na Austrália, de diretores de empresa a estudantes, todo mundo utiliza transporte público. Há uns 6 meses tive um encontro com um brasileiro diretor da área de finanças de uma grande empresa aqui em Sydney e ele me disse que desde que mudou para Sydney há 10 anos nunca comprou carro.

Isso acontece por que quase tudo aqui pode ser feito confortavelmente de transporte público.

Ônibus na Austrália (Bus)

onibus no centro de sydney

Ônibus é o meio de transporte que menos me agrada em qualquer lugar do mundo. É apenas uma questão pessoal, mas os ônibus na Austrália oferecem um certo conforto raramente visto em outros países, a começar por ar-condicionado. Todos os ônibus que circulam na Austrália são climatizados. Ou seja, você não passa calor no verão nem frio no inverno. Você pode passar 1 hora num dia quente de verão em um ônibus aqui sem pingar uma gota de suor, mesmo que esteja de terno e gravata.

Onibus decorado de natal

Durante a época do natal muitos ônibus são decorados com enfeites natalinos e os motoristas se vestem de papai noel

Além disso, a segurança sem igual que existe em Sydney permite que você vá tranquilamente no ônibus lendo artigos no seu Ipad, Iphone ou mesmo notebook. Sem contar a impressionante velocidade da internet móvel no país que permite que você tenha velocidades de internet 4G no celular na casa dos 50Mbps reais. Da última vez que fui para city de ônibus passei 30 minutos assistindo um programa de TV no Netflix do meu celular.

Ponto de ônibus na Austrália

Ponto de ônibus na Austrália. Muitos cobertos e com letreiros eletrônicos indicando a hora que cada ônibus irá passar e atrasos

Outro fator interessante é que em determinados horários existem ônibus expressos, que fazem poucas paradas durante o caminho, tornando o trajeto mais rápido. Os ônibus também circulam em uma faixa exclusiva que faz com que sua viagem de ônibus de casa até o centro da cidade seja mais rápida do que se você fizesse o mesmo trajeto de carro. Os ônibus também possuem um limite de passageiros por viagem. Ou seja, você jamais irá expremido em um ônibus na Austrália.

Preços e Tarífas de Ônibus

Tarifa de ônibus na Austrália

A maioria dos ônibus não aceitam dinheiro e você tem duas opções. A primeira é o TravelTen, um cartão pré-pago que lhe dá o direito a 10 viagens de ônibus. O valor do cartão depende do trajeto percorrido, ou como eles dizem, o número de zonas que o ônibus precisará atravessar.

MyBus Tickets

Disponível apenas para ônibus ( MyBus 1, 2 ou 3) e é determinada pelo número de seções que você deve viajar. Três tipos de bilhetes estão disponíveis para viagens em serviços públicos e privados de ônibus regulares (excluindo Newcastle e Serviços Premium ) . MyMulti, O bilhete MyBus TravelTen e o MyBus Individual, para quem vai fazer apenas uma viagem. O MyBus permite que você viaje apenas de ônibus enquanto o MyMulti lhe permite usar uma combinação de outros serviços.

Exemplo de valores em Sydney

Ticket MyBus1 (1-2 sections) MyBus2 (3-5 sections) MyBus3 (6+ sections)
Adult single $2.20 $3.60 $4.60
Concession single $1.10 $1.80 $2.30
Adult TravelTen $17.60 $28.80 $36.80
Concession TravelTen $8.80 $14.40 $18.40
  • Adult Single: Adulto Individual
  • Concession Single: Desconto para aposentados, pensionistas e alguns modelos de estudantes.
  • Adult TravelTen: Até 10 viagens
  • Sections: Número de sessões permitidas (áreas por onde passam os ônibus)

Para a maioria dos estudantes brasileiros que utilizam o serviço de ônibus na Austrália a opção escolhida é o MyMulti

Trens (Trains)

Estação central de Sydney

Estação Central

Trens são uma das melhores e mais rápidas opções de transpor público na Austrália. Os trens são extremamente eficientes, pontuais e possuem uma linha satisfatória até o momento. O centro de Sydney possui diversas estações e é a área da cidade com maior tráfego de passageiros. Pra quem está pensando em morar na Austrália, sempre é interessante considerar uma região com facilidade de acesso aos trens. O ponto negativo é que quase nenhuma praia conhecida em Sydney é servida por sistema de trens, sendo geralmente necessário acessa-las de ônibus ou Ferry.

Trem de 2 andares na australia

Os trens na Austrália possuem geralmente dois andares

Existe um grande número de opções de Tickets para quem deseja viajar de trem. Existem opções para o passageiro padrão, que pega o trem todos os dias para o trabalho, para quem vem ou vai para o aeroporto, para quem deseja visitar lugares turísticos específicos e até viajar. Veja algumas abaixo

Tickets de Trem em Sydney

O site do SydneyTrains provê um aplicativo que calcula o valor do tem ou o ticket que deve ser utilizado:  http://www.sydneytrains.info/tickets/fare_calculator

Ferry

Ferry em Manly

Ao meu ver ferry é o melhor e mais confortável transporte público que você pode experimentar na Austrália. No meu caso, que quando preciso pego o ferry aqui de Manly para city, a viagem dura 30 minutos e passa por uma das paisagens mais lindas de Sydney. Sai da estação de Manly parando no Circular Quay.

O ferry possui wifi gratuita, frutas grátis e café, bolo e outros alimentos que são vendidos no barco. A viagem é extremamente agradável ao ponto de que muitos executivos fazem um happy hour no ferry na volta pra casa, com bebidas na parte externa do ferry.

Ferry chegando no Circular Quay

O ticket semanal TravelTen custa cerca de $56,00 dólares e vale para 10 viagens. Contudo, por cerca de $5,00 dólares a mais você pode comprar o MyMulti 3 com direito a viagens ilimitadas de Ferry, trem e ônibus.

MyMulti

St James Station

Grande parte dos estudantes em Sydney utilizam o ticket MyMulti. Se você viaja regularmente em ônibus, ferries, mou trens, um MyMulti1, 2 ou 3 pode ser o bilhete ideal. Basta escolher o seu tipo de MyMulti para obter viagens ilimitadas de trem dentro dessa zona – além de ônibus e ferries ilimitado em toda Grande Sydney. Semanal, opções de tickets mensal (28 dia), bilhetes trimestrais (90 dias) e anuais  (365 dias) estão disponíveis.

Esta é uma das melhores opções, pois lhe dá a liberdade de utilizar qualquer tipo de transporte público, quantas vezes precisar a qualquer hora do dia. Se você precisar pegar 5 trens em um mesmo dia não precisará pagar nada a mais por isso. O valor do MyMulti varia de acordo com os trechos que você precisará percorrer, semelhante ao que acontece com o ônibus. Cada tipo de ticket abrange uma número de regiões.

My Multi Tickets Sydney

Tarifas

Para descobrir qual Mymulti você deve comprar e a tarifa, você precisa calcular a origem e destino de sua viagem de trem na fare calculator. Você também pode usar o MyMulti zone map (PDF) para escolher a zona que melhor se adapte às suas necessidades de viagem e combiná-lo com as tarifas correspondentes abaixo:

Zona Semanal Mensal
(28 dias)
Trimestral
(90 dias)
Anual
(365 dias)
Adulto Concession Adulto Adulto Adulto
1 $44 $22 $168 $463 $1,672
2 $52 $26 $199 $546 $1,976
3 $61 $30.50 $238 $654 $2,367

Tarifas de concessão não estão disponíveis para bilhetes mensais, trimestrais e anuais mymulti. Crianças com idade entre 3 e sob viajar gratuitamente. Saiba mais sobre as tarifas de concession fares.

Desconto para Estudantes

Os estudantes internacionais de cursos de inglês ou VET não tem direito a comprar concession tickets, ou seja, tickets com desconto. porém, eles podem fazer uma solicitação junto a escola para a obtenção de um desconto na tarifa de transporte público, porém somente é válido para a compra de passes trimestrais.

Para maiores informações

Sydney Trains: http://www.sydneytrains.info/

Sydney Buses: http://www.sydneybuses.info/

Transport NSW: http://www.transportnsw.info/

Continue Reading
You may also like...
15 Comments

15 Comments

  1. Turquezza

    December 10, 2013 at 4:53 am

    Oi Jerry, sabe essa foto do trem de dois andares?
    Tenho uma igualzinha a esta, fui sentada ali no banco do lado esquerdo.
    Morro de saudades dessa terra que adoro!
    Obrigada pela postagem muito bem feita, com sempre rsrsr
    Beijos para vocês.

  2. Fatima

    December 10, 2013 at 7:00 am

    Oi Jerry

    Permita me discordar consigo quando diz que os transportes são eficientes e limpos.
    Tenho viajado bastante de transportes públicos e os comboios principalmente estão sempre sujos.
    São garrafas nos bancos, sacos com restos de comida enfiados nos bancos, garrafas no chão.
    Para além de comboios circulam constantemente com atrasos. E olhe que eu até ando bastante de comboio perto da cidade.
    Já por duas ou três vezes entrei num combóio com destino a cidade, para umas estaçãoes antes e pura e simplesmente pára. O maquinista informa que o comboio não circula mais e você que remédio têm se não sair e esperar o próximo. ( isto há né aconteceu umas 3/4 vezes)

    Foi das coisas que Mais me chocou, está falta de bom senso e avontade como se suja e se interrompe a circulação de um comboio sem dar qualquer justificação ao passageiro.É assim tão difícil pegar no nosso lixo e levar para o balde do lixo? É assim Tao complicado informar os passageiros do problema?
    Eu sei que gente porca há em todo o lado, mas a quantidade de porcos por metro quadrado aqui é muito grande!

    P.s gosto muito do seu blogue
    Fátima

    • Jerry

      December 10, 2013 at 3:46 pm

      Oi Fatima

      Obrigado pela colaboração.

      É interessante ver outros pontos de vista mesmo. Talvez da região que eu saio às vezes de ônibus para o centro possa ser um pouco mais tranquilo e limpo, pois o ônibus sai direto da garagem e o primeiro ponto já é aqui perto. Mas pode mudar mesmo em outros pontos.

      Pessoalmente acho que o povo aqui joga muito garrafas e outras coisas nas ruas, a diferença é que tem uma limpeza diária, por isso está sempre limpo.

      Os motoristas de ônibus aqui geralmente não são os mais educados, este é um dos motivos pelos quais ônibus é o transporte público que eu menos gosto.

      Valeu pela colaboração

      Abraços

  3. Alfredo Carneiro

    December 10, 2013 at 4:13 pm

    Fatima,

    Infelizmente este e’ o preco que uma cidade que recebe milhares de visitantes de toda parte do mundo tem que pagar. E’ impossivel filtrar os que tem o habito de deixar lixo por onde passam. A preocupacao em limpar existe,e pode-se ver pelaa limpeza constante dos locais publicos.E’ logico que entre a populacao local existem alguns que fogem a regra e poluem,como adolescentes e adultos que vivem fora da realidade.Mas numa escala de 0 a 10, nota 8 pelo esforco em manter limpo um lugar visitado por tantos “porcos” diariamente,nao?

  4. felipe garcia

    December 11, 2013 at 1:26 pm

    ei jerry como funciona o transporte de bicicletas dentro do transporte público? é possivel levá-las?

  5. Luisa

    December 12, 2013 at 10:52 am

    Ótimo post Jerry, lindas as fotos e super educativo.
    Acredito que nenhum país está livre de pessoas mal educadas, e que nem sempre isso se deve a visitação de estrangeiros…
    Acredito também que para falar de algo precisa de um embazamento mais aprofundado, pois é contraproducente passar uma imagem geral com base somente na nossa visão.
    Como diz um grande amigo meu que amo de paixão, não posso descrever o clima do Brasil em geral como maxima de 32 e minima de 22, quente/úmido porque essa seria a descrição da cidade de Salvador que é onde moro. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais tem climas completamente diferentes. Portanto, não é justo que eu descreva um país inteiro somente com base na visão que tenho de uma cidade ou da minha vivência.
    Jerry, esse sistema de transporte realmente é fantástico. Funciona dessa forma em todas as cidades e estados ou somente em Sydney?

  6. cleonice

    December 16, 2013 at 3:43 am

    1199Óla Jerry moro em campinas estado de são paulo estou estudando a possibilidade de ir trabalhar na austalia,se puder me ajudar ficarei imensamente grata.
    por gentileza poderia me dar umas dicas de quais aréas de mão de obra estão em alta no mercado para que possa me aprimorar,estudar antes da viagem.
    Adorei td que vc postou,vc falou sobre agentes de migração vou precisar de ajuda tbm se puder fazer a gentileza.
    estou fazendo curso de manicure e podologa,depilação e desing de sobrancelhas.
    nessa aréa como esta o mercado de trabalho.desde já meus agradecimento.

  7. Tamires

    January 20, 2014 at 8:16 pm

    Olá Jerry!
    Vou para a Austrália em 4 semanas, e ainda não encontrei apartamento ou quarto para alugar, mas pretendo ficar em Manly, onde estudarei.
    Já estou pesquisando sobre o transporte. Pensei em comprar o MyMulti, mas não consigo identificar qual seria o melhor par mim, pois ainda não conheço nada da cidade.
    Qual MyMulti você indicaria para mim?

  8. Flavio

    January 30, 2014 at 1:23 pm

    Oi Jerry… Tudo bem? Muito legal seu blog, um dos melhores que tenho pesquisado…
    Vou pra Sydney entre os dias 13/maio/14 e 19/maio/14… Gostaria de alugar carro, mas isso esta fora de cogitação, visto que em Sydney é mão inglesa e considero perigoso!
    Gostei muito da opção MyMylti… Meu interesse é fazer alguns pontos turísticos (Taronga Zoo, Sea Life, entre outros)… Esse MyMulti serve pra mim?! qual dos 3 seria o melhor?
    E outra coisa, se puder me indicar pontos turísticos legais daí eu agradeço muito!!

    Aguardo resposta….

    Abraços

  9. Pingback: Quanto Custa Viver em Sydney Brazil Australia - Tudo sobre a Austrália

  10. william ferreira costa

    July 19, 2014 at 12:10 am

    muito bom seu blog, esta me ajudando muito na minha decisão de ir para Austrália, gostaria muito que se possível você entra-se em contato comigo pelo meu -e mail , vi que em outro artigo você teria um casal de amigos entre que um deles era engenheiro civil , estou me formando para tal área estou interessado em mudar
    de pais nos próximos anos e gostaria de uma orientação de dua parte e se possível entra em contator com seu amigo também . muito obrigado e tenha um tenha uma boa noite que deus ilumine cada vez mais seus passos .

  11. Marcos Gomes

    January 19, 2016 at 6:21 pm

    Muito bacana o blog! Estou me programando para passar o mês de novembro em Sydney / Adelaide e suas dicas estão ajudando a me organizar!

  12. Pingback: Viaje para a Austrália: está no ar o guia de Sydney!

  13. Pingback: Viaje para a Austrália: no ar o guia para viajar para Sydney!

  14. Luciane Alave de Araujo

    December 26, 2016 at 12:32 pm

    Bom dia Jerry, maravilhoso seu blog. Meu filho está se formando em técnico em Agropecuária e meu irmão Engenharia Civil. Falam pouco o inglês , estão indo por uma agência para rstudar e trabalhar. Será que eles conseguem emprego e conseguem se manter aí???
    Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Dicas

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: